Conselho Municipal de Trânsito realiza primeira reunião

Objetivando trabalhar para a busca de soluções no trânsito de Manhuaçu, o Conselho Municipal de Trânsito, formado por pessoas que representam várias instituições e usuários realizou a 1ª reunião, após a posse ocorrida no dia 6 de dezembro.

Sob a presidência do Capitão Túlio (11º BPM), a reunião contou também com a participação de representantes do Executivo, Legislativo e conselheiros, que estão engajados para a melhoria e o bem-estar dos usuários das vias, além de manter o foco nas ações para a conscientização dos motoristas, passageiros, motociclistas e pedestres. Tais ações vão propiciar melhor condição para a fluidez do trânsito, com efetiva atuação do Departamento Municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana.

O Secretário Municipal de Planejamento, Carlos Augusto Bonifácio Pires apresentou ao conselho, algumas medidas que vêm sendo adotadas e, que serão trabalhadas. Segundo ele, haverá campanhas educativas, para a população conscientizar sobre o trânsito em Manhuaçu. Destacou que, intervenções em vários pontos serão realizadas, como exemplo a ponte que liga a BR 262 à Vila Deolinda, a via que está sendo aberta para ligar os bairros Catuaí, passando acima do bairro Petrina até à Secretaria Municipal de Saúde, além da via que vai ligar a Rodovia MG 111 à BR 262. “ O trabalho será robusto, mas a consciência das pessoas será interessante nesse processo de mudança. Juntos seguiremos em busca de melhorias, para o trânsito da cidade”, disse o secretário.

Carlos Augusto Bonifácio aproveitou para apresentar ao conselho, o representante da empresa G2 Empreendimento, Juner Fagundes (RS), que veio conhecer a cidade, pois estará trabalhando o processo do Estacionamento Rotativo. Nesta quarta-feira houve um treinamento com Agentes de Trânsito e Polícia Militar para o uso do Talonário Eletrônico, que possibilitará agilidade no serviço a ser executado. Na próxima semana terá início uma campanha na mídia, para informar a população sobre as mudanças.

Os conselheiros também abordaram sobre as faixas elevadas, quebra-molas que garantem sensação de segurança, bem como um olhar voltado para as rampas, a fim de melhorar a fluidez e acessibilidade e, a sinalização vertical e horizontal em andamento.

Para o presidente do Conselho Municipal de Trânsito, Capitão Túlio, a 1ª reunião foi muito produtiva, pois, cada observação servirá para avançar e ter um trânsito fluindo de forma mais segura.

Eduardo Satil