Conselho pela Igualdade Racial traça diretrizes relevantes para ação

Com o objetivo de alinhar ideias e planejar as ações, os membros do Conselho Municipal de Promoção pela Igualdade Racial, participaram na noite de ontem (quinta-feira,15) da segunda reunião, após sua reestruturação, que aconteceu no mês de junho. Em julho, a primeira reunião teve como foco o início das atividades, a dinâmica das ações e participação de todos os conselheiros, que representam o Poder Público e sociedade civil, além do comprometimento para o trabalho pela igualdade racial.

Durante a reunião, o Regimento Interno, plano de ação e horário das reuniões foram assuntos discutidos com clareza, para que o conselho ganhe força, seja bem direcionado e possa trazer bons resultados. O Conselho tem papel relevante para colaborar com os demais órgãos, na elaboração e no desenvolvimento de políticas de promoção pela igualdade racial, dando total ênfase à população negra.

O combate ao racismo, preconceito, numa sociedade considerada evoluída, que infelizmente não respeita a pessoa pela cor da pele, se faz necessário um trabalho com ações focadas, para reduzir as desigualdades raciais em todos os sentidos.

Para o presidente do Conselho Municipal de Promoção pela Igualdade Racial, professor Luciano Lima, as propostas discutidas servirão para nortear os trabalhos, pois, o plano de ação terá bastante atividade, bem como o Regimento Interno que será elaborado, para o bom funcionamento do Conselho. O horário da reunião permanecerá as 17:30h e acontecerá na 3ª semana de cada mês. “A nossa reunião foi proveitosa. Esperamos que, todos possam ajudar na elaboração das diretrizes e, para a próxima reunião todos estejam participando. Quero informar também que, a presença dos suplentes nas reuniões é interessante e, com certeza enriquecerá as discussões, além de ficarem sabendo do funcionamento e como está o nosso trabalho”, explica Luciano Lima.

Eduardo Satil