Consep e Polícia Militar realizam reunião no bairro São Vicente
Manhuaçu-Os crimes que ocorreram no mês passado no bairro São Vicente deixaram a população bastante assustada, sem ação e com total insegurança com a presença das pessoas envolvidas com o tráfico de drogas, circulando pelas ruas.
Para transmitir aos moradores tranquilidade e segurança, a Polícia Militar realizou várias incursões, efetuou prisões dos envolvidos nos homicídios e tem mantido policiamento constante, com viaturas em pontos estratégicos. Para reforçar ainda mais o trabalho ostensivo, policiais de outras cidades também integram as equipes. Assim, a vida dos moradores vai se normalizando.
Para aliar as lideranças do bairro, a Polícia Militar e o Conselho de Segurança Pública (Consep) realizaram na noite desta terça-feira,7, uma reunião para ampliar a discussão sobre a segurança pública no local, ouvir a demanda dos moradores e alinhar o que pode ser feito. Também estiveram participando da reunião, a prefeita Maria Imaculada, o vereador Gilmar Cabral (Cuca) e a Coordenadora do projeto Fique Vivo, Erika Alves Costa Cerqueira. Juntamente com a comunidade, os órgãos de Defesa Social pretendem realizar atividades variadas, assim como aconteceu nos bairros Santana e São Francisco de Assis. A associação também disponibilizou o espaço, para a realização de atividades com as crianças, para trabalhar cidadania e família como pilar central, para formar o futuro cidadão de bem.
Ação e resposta para os crimes
Durante a apresentação, o Ten. Werner destacou a importância da participação da comunidade, para a elucidação de alguns casos que ficam escondidos dos olhos da Polícia Militar. Ele citou que, até agora foram registrados quatro homicídios no bairro, com conotação de uma disputa entre dois grupos, para fomentar o tráfico de drogas e atormentar os moradores de bem. A resposta foi o emprego do Tático Móvel, policiamento direcionado, identificação e prisão dos autores membros da organização criminosa, monitoramento de egressos e presença diária nas ruas do bairro. “Agora podemos melhorar ainda mais, com a participação dos moradores, denunciando suspeitos através do 190 ou 181, sem a necessidade de identificação. A Polícia Militar não vai permitir que, moradores sejam acuados por envolvidos com o tráfico de drogas e outros crimes”, disse Ten. Werner.
Os moradores aproveitaram a presença da prefeita, para cobrar a extensão de rede e iluminação nas ruas Antônio de Pádua e José Ribeiro Sobrinho. Segundo a prefeita, a próxima licitação será prioridade para a extensão de rede nesses locais, para mais segurança. “Vamos trazer mais benefícios às famílias do bairro, sobretudo a sensação de segurança. Já vamos iniciar também as ações, para trazermos para cá o projeto Fique Vivo”, disse a prefeita Imaculada, que saiu otimista da reunião.
Eduardo Satil