Corpus Christi é celebrado em Manhuaçu
Em belíssima participação, a comunidade católica celebrou nesta quinta-feira, 30, o dia de Corpus Christi, uma expressão que significa “Corpo de Cristo” e, ainda refere-se à celebração da presença de real de Jesus na Eucaristia. Para celebrar com muito louvor desde bem cedo, voluntários adolescentes, jovens e adultos ocuparam as ruas, para o início do trabalho de ornamentação com símbolos, que têm todo significado para a celebração.
Os tapetes na festa de Corpus Christi têm um profundo significado simbólico e tradicional na celebração católica. Seguindo a tradição, esses tapetes são confeccionados nas ruas por onde passa a procissão que leva o Santíssimo Sacramento. Para isso, os fiéis utilizam materiais, que incluem serragem, areia, flores e outros elementos coloridos, a fim de que os desenhos fiquem representativos, com temas religiosos e eucarísticos.
Na Matriz de São Lourenço, a celebração iniciou às 17h. A Missa foi presidida por Pe. Carlos Altoé, concelebrada por Pe. Rafael Henrique, com a participação de centenas de pessoas. Durante a homilia, padre Rafael destacou sobre a importância de celebrar o pão vivo e, que é vida própria do Espírito Santo. “O próprio Cristo teve sacrifício eterno, para nossa salvação. Ele nos espera, para bebermos o cálice ao lado do Senhor. O Senhor escolheu pão, o vinho e um pouco de água, que significam alimentos da nossa existência. Caminhando na Eucaristia, viver a eucaristia é. viver a fraternidade. Assim, todos nós estaremos comungando e nos tornando sempre mais cristãos”, disse o sacerdote. Após a Missa, a procissão de Corpus Christi percorreu pelas ruas, com paradas para bênçãos na Rua Juventino Nunes, Igreja Santo Antônio, E.E. Monsenhor Gonzalez e Matriz.
A celebração também aconteceu nas Paróquias Bom Pastor, às 15hs, com participação maciça de fiéis, que deixaram as ruas enfeitadas para a procissão. A Paróquia São José realizou a celebração de Corpus Christi, às 18hs, com a presença da comunidade na caminhada, com muita fé. (Eduardo Satil)