COVID-19: casos aumentam no município e causa preocupação

Diariamente, através das Prefeitura Municipal, o Boletim da Vigilância em Saúde traz detalhes sobre a Covid-19 e o novo coronavírus, para que a população tome conhecimento e tenha consciência, a fim evitar aglomeração e a disseminação do vírus invisível que mata.

O Boletim também traz os bairros onde a incidência é maior de infectados, casos confirmados por bairro, faixa etária (31 a 59 anos) que está disparada, perfil por sexo dos casos confirmados, além do perfil de óbitos.  Até ontem (quinta-feira, 27) havia registro de 5.470 casos confirmados e 161 mortes. O gráfico mostra ainda, que o perfil por sexo de casos confirmados é de 57% mulheres e 42% homens. Os óbitos assinalam que a maioria eram pessoas com hipertensão e, em segundo lugar as vítimas foram pessoas com diabetes e hipertensão, seguidas de outras comorbidades.

Nas últimas semanas, o aumento do número de casos no município, sobretudo no setor urbano tem trazido muita preocupação aos profissionais que estão na linha de frente, desde o início da pandemia. Enquanto a falta de leitos na UTI Covid-19 causa desespero aos médicos, enfermeiros e técnicos, que estão na luta para salvar vidas, boa parte da população está deixando de usar máscara, aglomera e festas clandestinas atraem centenas de pessoas jovens, que esquecem literalmente da doença silenciosa, que mata muita gente todos os dias.

Após as festas, pessoas aglomerando em bares e circulando, muitos casos começaram a aparecer e continuam com número de transmissão e contaminação dentro dos núcleos familiares. Demonstra a falta de consciência diante de um vírus invisível, que está aí com transmissibilidade mais rápida às pessoas e, que pode ocorrer mesmo sem o aparecimento de sinais e sintomas.

AUMENTO DAS INTERNAÇÕES PREOCUPA

De acordo com a Unidade de Apoio Respiratório (UAR), o momento é de extrema preocupação com o número de internações por Covid-19. Segundo os dados, os números variam de 130 a 170 atendimentos por dia e, com uma taxa de internação além da capacidade. Majoritariamente são pessoas de Manhuaçu. A UAR está com mais dois médicos no horário normal, para realizar os atendimentos, mesmo assim sendo muito exaustivo para todos os profissionais, que atuam na linha de frente. “Infelizmente, os números só estão aumentando. A população quer voltar a vida normal como antes, mas precisam ter consciência de que está longe de acontecer. Não adianta negar o vírus, que está aí e vai se manter por um bom tempo”, detalha a coordenadora da Unidade de Apoio, Dra. Márcia Rodrigues. Cada dia que passa, várias famílias estão sentindo na pele o sofrimento da perda de pessoas queridas e, tantos outros enfrentando sequelas da doença.

 

 

Manter as medidas sanitárias de isolamento social, quando suspeito de contaminação pela covid19 ou já contaminado, distanciamento social evitando aglomeração, higiene das mãos e o uso de máscara são cuidados essenciais. Assim é possível enfrentar a doença, desde que cada um faça sua parte.

Nesta quinta-feira,27, o vereador José Eugênio Teixeira, do distrito de São Pedro do Avaí fez um alerta aos moradores através de uma carta, quanto ao número de infectados na comunidade. “Todo o esforço por parte da equipe da ESF está sendo feito, para amenizar a situação. Torna-se importante que façamos nossa parte. Use máscara, faça a higienização das mãos, evite aglomeração e mantenha o distanciamento”, cita o vereador.

Em contato com a ESF de São Pedro do Avaí, a reportagem “Cidade Total” foi informada de que, embora o momento seja de grande preocupação, devido ao aumento de casos nos últimos dias, não há 300 registros de pessoas contaminadas no distrito.

Eduardo Satil