Defesa Civil em alerta faz balanço das chuvas no fim de semana no Vale do Aço

Chuvas intensas provocam 380 notificações entre sábado e segunda-feira  (10) em Timóteo

 

Entre sábado (8) e a madrugada desta segunda-feira foram registrados pela Defesa Civil em Timóteo, 380 notificações incluindo o desabamento de um casarão condenado no Bairro Centro Sul, queda de postes, árvores, de parte de uma calçada próximo à rotatória do Bairro Cruzeirinho e inundação de casas no Distrito de Cachoeira do Vale.

Os bairros mais atingidos pelas chuvas recentes em Timóteo, além do distrito, foram o Alvorada, Ana Moura, Ana Rita e Nossa Senhora das Graças. Até o momento 13 famílias – 56 pessoas, estão alocadas na Escola Estadual José Ferreira Maia e na Igreja Assembleia de Deus, ambos no Cachoeira do Vale. Outras pessoas desalojadas foram para a casa de parentes.

Em Coronel Fabriciano os bairros mais atingidos com a cheia do Rio Piracicaba foram Manoel Domingos, Dom Helvécio (Prainha) e Mangueiras. O Ribeirão Caladão também subiu muito atingindo algumas ruas e a  Defesa Civil vem monitorando a situação e acompanhando os bairros Manoel Maia, Frederico Ozanan, Judith Bhering e Floresta. Nesta segunda-feira, 10/1, está prevista reunião do Comitê de Crise onde serão apresentados o balanço completo das famílias afetadas, prejuízos causados pelas chuvas e as próximas ações da Prefeitura.

Foram montados dois pontos de apoio para atender as famílias desalojadas: E.M. Boa Vista (antiga E. E. Dr. Querubino), no bairro Santa Helena, e na Igreja N. Sra. da Penha, no Manoel Domingos. Nestes locais, são oferecidos serviços de alimentação, guarda de pertences e abrigo, para quem necessitar. No momento, o município não está recolhendo donativos.

As equipes da Defesa Civil, secretarias municipais e órgãos de proteção como Corpo de Bombeiros e Polícia Militar estão nas ruas para garantir a segurança da população. Desde a tarde deste sábado, 8/1, é realizado o trabalho de orientação e assistência às famílias das áreas afetadas, levantamento de danos e necessidades mais emergências.

A Prefeitura também disponibilizou caminhões para auxiliar na retirada de móveis e pertences de pessoas que tiveram seus imóveis afetados. Equipes da limpeza urbana também estão nas ruas para garantir a limpeza e liberar vias que por ventura foram obstruídas. Equipes da Assistência Social da Prefeitura também trabalham na busca ativa e levantamento das famílias afetadas (desalojadas).

Em Ipatinga a Defesa Civil informou o registro até a tarde de ontem de três ocorrências na área urbana para atendimento mas sem maiores gravidades. Além disso, algumas ocorrências na área rural foram registradas, prncipalmente de interdição parcial de vias de acesso a algumas localidades. Em todos os casos equipes da Secretaria de Obras foram acionadas para o trabalho de desobstrução.

A defesa civil no município mantem o trabalho de monitoramento em relação ao nível dos cursos dágua que cortam a cidade. Os leitos dos rios e ribeirões estão sendo acompanhados em vários locais.