Donos de bares e restaurantes pedem flexibilização para manter estabelecimentos

Seguindo às normas exigidas pelo Plano Minas Consciente, o município de Manhuaçu tem seguido as orientações do Comitê Extraordinário Covid-19, que decidiu na última semana pela manutenção na Onda   Vermelha. A medida se faz necessária, por que na última semana não houve mudança significativa no cenário geral.

Com a permanência da região na Onda Vermelha, o funcionamento dos estabelecimentos que trabalham com alimentação, como bares e restaurantes limitada até às 19h00min, inclusive para os estabelecimentos localizados em rodovias no perímetro urbano da sede do município. Após este horário, apenas delivery, sem retirada em balcão.

A fiscalização tem realizado um trabalho de orientação sobre o protocolo sanitário, necessidade de seguirem o que está determinado pelo Decreto Municipal e, aqueles que insistirem passar do horário serão notificados e multados.

Inconformados com a situação, os donos de bares, restaurantes e similares decidiram realizar na tarde desta segunda-feira, (28) um protesto em frente à Prefeitura, pedindo que haja flexibilização para que possam trabalhar. Eles querem permanecer até as 22hs, como aconteceu no Dia dos Namorados, em que o Comitê Extraordinário abriu uma exceção para a data.

A prefeita Maria Imaculada Dutra, juntamente com o Procurador do Município, Ronaldo Garcia e Cíntia Perígolo (Sec. Administração) receberam os donos dos estabelecimentos, com o objetivo de ouvi-los mais uma vez. Eles pediram que seja flexibilizado o horário até 21:45hs, para permanecerem com as atividades e como cita no Decreto fecharão às 22 hs.

De acordo com a prefeita, o município está cumprindo as determinações legais conforme o Plano Minas Consciente.  Segundo ela, o Ministério Público também está atento, acompanhando as ações do município para evitar o avanço do novo coronavírus e, qualquer descumprimento poderá haver punição.

A reivindicação dos donos de bares e restaurantes será levada à apreciação do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 no município, nos próximos dias.

Eduardo Satil