Egresso do sistema prisional é preso pela PM na Operação Panóptico
O trabalho de acompanhamento a egressos do sistema prisional, tem sido constante por parte da Polícia Militar. Ontem (domingo,30), chegou ao conhecimento da PM que, um indivíduo egresso do sistema prisional estaria com mandado de prisão em aberto.
Uma das estratégias adotadas pela Polícia Militar, na prevenção a homicídios é o devido acompanhamento de egressos do sistema prisional, que tiveram suas penas de reclusão em regime fechado convertida em regime aberto ou semiaberto. Mas, devem ser cumpridas algumas exigências do Poder Judiciário, para permanecerem com o benefício.
Neste caso específico, o autor de 26 anos, que estava sendo beneficiado com esta liberdade condicional, se envolveu em uma ocorrência de lesão corporal grave no dia 26/01 no distrito de Santo Amaro de Minas e, segundo informações este fato poderia evoluir para um crime mais grave, ou seja, um homicídio.
Ciente dos fatos e da importância de realizar esta prisão, a equipe policial se deslocou até o distrito de Santo Amaro de Minas onde localizou o envolvido, que foi informado da situação, preso e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil. Portanto, a prisão do autor pode ter evitado um possível homicídio.
Os esforços conjuntos entre a Polícia Militar, Polícia Civil, Ministério Público e o Poder judiciário, são fundamentais para a prevenção criminal e, esta estratégia específica com o acompanhamento e monitoramento dos egressos do sistema prisional, por meio de visitas realizadas pela Polícia Militar, também contribui significativamente para coibir a reincidência dos egressos em práticas delituosas.
Informações PM