Eleição 2022: População participa do momento democrático do País
Em Manhuaçu, eleitores voltaram ao passado e votaram em cédula eleitoral
Durante todo o dia, milhares de pessoas compareceram nos mais diversos locais de votação, para exercerem o verdadeiro papel da democracia, para a escolha do futuro Presidente da República, Governador, Senador, Deputados Federal e Estadual, para a próxima legislatura que se inicia em janeiro de 2023. Todas as sessões instaladas nas repartições em Manhuaçu, a movimentação foi intensa. Muitos foram votar vestidos de camisa amarela, outros com camisa do candidato preferido, respeitando as normas impostas pela Justiça Eleitoral.
O comportamento dos candidatos foi importante no processo eleitoral, não dispensando papeis pelas ruas, na tentativa de chamar a atenção do eleitor. Demonstra que está existindo uma mudança de comportamento por parte daqueles, que concorreram ao pleito eleitoral.
Segundo o promotor eleitoral, Dr. Reinaldo Pinto Lara, o trabalho de acompanhamento e fiscalização por parte do Ministério Público foi bastante tranquilo, sem nenhum incidente que pudesse trazer transtorno durante o período de votação. “As pessoas foram às urnas, para exercerem a cidadania de forma bem organizada. Demonstra que, o eleitor está consciente e sabedor da importância do voto”, ressaltou o promotor.
De acordo com o comandante do 11º B.P.M. Ten.Cel. Luciano Reis, o trabalho da Polícia Militar foi o de garantir a ordem pública e a segurança dos eleitores. Apenas cinco ocorrências foram registradas durante o pleito eleitoral.
Eleitores votam em Cédula Eleitoral
Quase no final da votação deste domingo, o Cartório Eleitoral de Manhuaçu foi comunicado de que, uma urna instalada na Escola Estadual Maria de Lucca Pinto Coelho, havia encerrado a votação. Na fila, ainda haviam 24 eleitores. Houve a necessidade de a equipe do Cartório deslocar até ao local, acompanhada da juíza e promotor eleitoral, para substituir a urna eletrônica pela Cédula Eleitoral. Um eleitor até disse que, ao votar na Cédula teria a mesma segurança e confiabilidade em seu voto.
Homem preso distribuindo “Santinhos”
Mesmo com a Lei Eleitoral proibindo a propaganda de “Boca de Urna”, algumas pessoas ainda tentaram burlar a fiscalização. Em Lajinha, o juiz eleitoral determinou à Polícia Militar que abordasse um homem. Com ele, os policiais encontraram 31 encartes políticos (santinhos). Com outro abordado mais dois santinhos, idênticos aos demais.
Em Espera Feliz, a polícia registrou arregimentação de eleitor praticando a boca de urna. Um adolescente de 17 anos foi abordado. Ele estava com uma caixa de papelão contendo “santinhos” de candidatos, jogando debaixo da porta das casas. Ao ser abordado, ele disse que desconhecia a ilicitude e que havia recebido R$ 60,00, para distribuir o material. O adolescente foi apreendido e encaminhado para a 6ª Delegacia Regional de Manhuaçu.
Em Piedade de Ponte Nova, policiais da 21ª Cia PM Independente registraram ocorrência de um eleitor, que tentou violar o sigilo do voto. Na Escola Estadual Coronel Antoninho, o eleitor adentrou à cabine de votação, portando o telefone celular e filmou a votação para o cargo de presidente e, posteriormente postou o vídeo no STATUS DO WHATSAPP. Equipes de serviço deslocaram até a residência do autor, porém ele não foi encontrado. Dando continuidade às diligências, o suspeito foi localizado em Santa Cruz do Escalvado, sendo preso e o celular apreendido. Foi feito contato com o Juiz da Comarca de Jequeri, que, ao tomar conhecimento já agendou uma audiência. A ocorrência foi finalizada na Delegacia de Jequeri.
Eduardo Satil