Eleições para Conselheiro Tutelar de Manhuaçu é neste domingo (09/10)

É neste próximo domingo (09/10), de 09 às 17 horas, na Escola Estadual Monsenhor Gonzalez, as eleições para Conselheiro Tutelar de Manhuaçu. O órgão é responsável em zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, definidos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

A integrante da comissão eleitoral Maria de Fátima Mairynck Brito explica como será o processo. “Vamos votar em cédulas, não em urna eletrônica, você coloca o nome do candidato ou número. É preciso levar o título de eleitor, como também um documento com foto, podendo votar quem tem a partir de 16 anos.  Precisamos da participação de todo mundo, é extremamente importante, não é obrigado, mas a consciência de cada um deve mandar ir lá prestigiar as nossas candidatas”.

Ainda segundo Maria de Fátima, para escolha das candidatas houve um processo seletivo, que termina agora com a eleição. “Nós temos candidatas que são pessoas qualificadas, passaram por um processo de conhecimento gerais sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e outras legislações, e passaram por uma entrevista com psicólogo. Estão mais do que qualificadas para serem Conselheiras Tutelar de Manhuaçu”.

As candidatas

Nesta eleição serão três candidatas ao cargo de conselheiro tutelar, conheça agora cada uma delas.

Angélica da Silva Miranda de Lacerda, 46 anos, assistente social, casada

“Fiz o serviço social, ingressei nessa área, porque o assistente social também faz parte do conselho tutelar. Minha colega me parou me perguntou se eu estava exercendo minha profissão, eu falei aqui não, porque você não procura. Decidi concorrer para conselheiro tutelar, fiz a inscrição, passei na primeira etapa, na segunda e estamos aqui”.

Iandra Josefina Emerick de Melo, 25 anos, professora, casada

“O que me motivou a participar da eleição do Conselho Tutelar foi a questão social, sempre fui envolvida com crianças desde muito tempo, dou aula particular há muito tempo aqui em Manhuaçu. Já dei aulas voluntárias, então eu tenho uma noção do que é o trabalho social, que é o trabalho com crianças e acho que tenho perfil para poder concorrer o cargo”.

Rogéria de Souza Afonso, 40 anos, comerciante, casada

“Atuei há 20 anos na área do comércio, estou concorrendo agora a essa vaga de conselheiro tutelar porque eu sempre gostei de lidar com o povo. Me identifiquei muito com essa área do Conselho Tutelar, porque eu gosto da área social, das crianças e adolescentes e tenho muito interesse em ajudar nessa área familiar. Eu acho que o Conselho Tutelar, ele é o braço direito das famílias”.

SECOM Prefeitura de Manhuaçu