Emater-MG anuncia os vencedores do concurso dos melhores cafés mineiros

 O cafeicultor Ercilei de Oliveira de Manhuaçu ficou em 3º lugar do concurso

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) realizou nesta quarta-feira (11/12) os vencedores do Concurso de Qualidade dos Cafés de 2024. O evento foi na sede da empresa, em Belo Horizonte, com a presença dos cafeicultores finalistas.

A competição recebeu um total de 1.406 amostras concorrentes, provenientes de 146 municípios mineiros, das quatro macrorregiões produtoras do estado. A região das Matas de Minas foi a com maior número de inscritos (840), seguida do Sul de Minas (345), Cerrado Mineiro (151) e Chapada de Minas (70). Esta é a 21ª edição da competição.

O concurso foi dividido em duas categorias: Café Natural e Café Cereja Descascado, Despolpado ou Desmucilado. Além do grande campeão estadual, com a maior nota entre os finalistas, o concurso também anunciou os vencedores das duas categorias, em cada macrorregião produtora. Também foi destacada a cafeicultora que obteve a melhor pontuação entre as mulheres da competição. Já o cafeicultor participante do programa Certifica Minas Café que conseguiu a maior nota foi agraciado, com o prêmio Cafeicultor Destaque em Sustentabilidade.

De Manhuaçu, uma comitiva formada por técnicos da EMATER, Secretaria Municipal de Agricultura, Senar prestigiaram o evento, juntamente com produtores participantes do concurso. O cafeicultor, Ercilei José de Oliveira ficou em 3º lugar.  O prêmio de 1º e 2º colocados foram para cafeicultores do município de Espera Feliz.

A competição é promovida pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Emater-MG e Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), em parceria com a Universidade Federal de Lavras (Ufla) e Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Faepe). O patrocínio é do Sicoob Crediminas, supermercado Verdemar e Oficina do Espresso.

Fonte:  Campo e Negócios