Encontro de Folia de Reis movimenta o Centro de Manhuaçu

O jardim da Praça Cordovil Pinto Coelho, no Centro de Manhuaçu, foi palco de muita alegria, emoção, diversão e fé na tarde deste sábado,28. O local recebeu integrantes das Folias de Reis, da Família Robadel (Córrego do Guarani -Reduto) e, o grupo de Folia Três Reis do Oriente, de Luisburgo. Também estavam na agenda de apresentação, o grupo Estrela do Oriente (Alto Jequitibá) e Folia de Boné de Araponga. Mas, devido a outros compromissos não puderam comparecer. Inicialmente, o encontro da Folia de Reis estava programado para o dia 7 de janeiro. Com o período chuvoso, houve a necessidade de adiar a apresentação.

O evento foi uma realização do Conselho de Associações de Moradores de Manhuaçu, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, tendo como objetivo o de resgatar tradições históricas e valorizar os artistas, que dão sequência a cultura do passado.

O Secretário Municipal de Cultura, Daniel Vieira dirigiu aos integrantes dos grupos mensagem de alegria em recebê-los, para a apresentação que tem um significado muito importante, para a cultura local. “Sabemos que essa é uma tradição brasileira, sobretudo, a Festa dos Santos Reis.  Precisamos valorizar aquilo que é nosso, que faz parte do nosso cotidiano. Vocês estão de parabéns, com essa manifestação cultural, que vai durar e, gerações futuras terão o privilégio de assistir”, destacou Daniel Vieira.

A presidente do Coamma, Marinez Bragança também comentou a respeito das apresentações, o resgate da cultura local e a participação da entidade e Secretaria de Cultura. “A apresentação dos dois grupos de Folia de Reis nos remete ao passado, em que a gente assistia as pessoas de todas as idades realizando a dança, cantando e visitando as casas. Hoje, aqui divertimos com eles e quem passava ficava observando. Não faltaram fotos, sorrisos e demonstração de fé e carinho”, disse Marinez Bragança.

Ao final das apresentações, os representantes dos dois grupos receberam das mãos da prefeita Imaculada, acompanhada do Secretário de Cultura e da presidente do Coamma, um certificado pela participação na 4ª Festa dos Santos Reis, do projeto Cultural Coamma.

Eduardo Satil