Engenheiros e geólogos do Estado e da União vistoriam áreas de risco em Ipatinga
Profissionais realizam vistorias nas estruturas e imóveis afetados pelas chuvas e áreas de risco na região
Uma equipe formada por engenheiros e geólogos, designada pelo CREA-MG (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura), junto à Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, sob o comando do Governo do Estado, já está atuando em Ipatinga.
A equipe é um reforço técnico para acelerar as vistorias e laudos das estruturas e imóveis públicos e particulares danificados pela tromba d’água do último domingo (12) e as fortes chuvas que se prolongaram pelos últimos dias.
Desde domingo, já são mais de mil chamados de emergência recebidos, nos mais diversos pontos da cidade e a vinda dos profissionais vai ajudar nos atendimentos, com o volume de trabalho imposto pela dimensão gigantesca da tragédia e o desejo de atender os afetados o mais rápido possível.
Além da equipe de engenharia e geologia, o município também recebeu a visita do representante da Defesa Civil Nacional, Marcos Vinícius Borges, enviado pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.
Marcos Vinícius veio orientar e validar junto aos técnicos da prefeitura o decreto de calamidade pública que credencia o município na condição de catástrofe e viabiliza de forma mais célere a liberação dos recursos federais. Os aportes são para ajuda humanitária, restabelecimento e reconstrução de estruturas danificadas e destruídas.
Atualização
A Defesa Civil de Ipatinga atualizou nesta quarta-feira (15) os números da tragédia provocada pela tromba d’água que caiu sobre a cidade no final de semana, agravada pela continuidade das chuvas nos últimos dois dias, ainda com altos índices de precipitação. Oficialmente, há 138 desabrigados, sendo 64 pessoas nas dependências do estádio Ipatingão e 74 pessoas na Escola Municipal Chirlene Cristina Pereira, do Bethânia. As estruturas montadas nos dois locais já estão lotadas.
Um terceiro abrigo começa a funcionar na Escola Municipal Altina Olívia Gonçalves, no bairro Iguaçu. Duas escolas anunciadas inicialmente como pontos para cadastros tiveram suas estruturas desativadas em função da baixa demanda: a Escola Estadual Elza Moreira Lage (rua Sálvia, 170 – Chácaras Madalena) e a Escola Municipal Evaldo Fontes (rua Salmão, 486 – Chácaras Oliveira).
O município já recebeu 12 toneladas de alimentos. As doações são da própria comunidade, órgãos estaduais, igrejas e prefeituras de diversos municípios. Só nesta terça-feira (14), foram distribuídos a moradores necessitados 450 fardos de água mineral, 200 kits de higiene pessoal, 105 kits de limpeza e 92 fardos de leite.