Escola de Jaguaraçu recebe exibição de documentário do Congado nesta terça

Os alunos da Escola Municipal Coronel Felício Miranda, em Jaguaraçu, participam nesta terça-feira (11/02) às 14hs de uma sessão gratuita de cinema e pipoca especial. Na ocasião será exibido o documentário “Cantos e Ladainhas do Congado de Jaguaraçu”. A iniciativa é do artista e capitão da guarda de Congado, Jailton Laurindo, com produção da Catavento Cultural via Fundo Estadual de Cultura (FEC) de Minas Gerais.

O filme aborda os cantos sagrados do Grupo Folclórico do Congado de Nossa Senhora do Rosário de Jaguaraçu, que são repassados de geração em geração, por meio da tradição oral, construindo novas identidades e significados. A narrativa do documentário é construída por depoimentos dos congadeiros, dos mais experientes aos novos integrantes.

Após a exibição do filme, as crianças vão participar de um bate-papo com o capitão da guarda de Congado, Jailton Laurindo. “Será um momento muito especial de mostrar para as crianças essa tradição que faz parte da nossa comunidade. Esse documentário é uma forma de registrar nossa memória, nossa história, para que o Congado permaneça vivo pelas na comunidade pelas próximas gerações”, afirma Jailton Laurindo.

Documentário e equipe  

O documentário tem direção de Jailton Laurindo, produção de Rômulo Amaral, pesquisa histórica e roteiro de Roberta Rocha, imagens e edição de Jaydson Sousa (Naga), fotos e arte gráfica de Teuller Morais e cenografia de Herlon Duarte. Também conta com apoio do Grupo Folclórico do Congado de Nossa Senhora do Rosário de Jaguaraçu, Borboleta Editora, Casa 28 Aberta, Lizard Filmes, Catavento, Galeria Olho e Escola Municipal Coronel Felício Miranda. A realização é da Prefeitura de Jaguaraçu por meio da Lei Paulo Gustavo.
Texto: Rômulo Amaral / Assessoria de Imprensa