Escola São Sebastião, em Timóteo, promove evento em reconhecimento e valorização das mulheres

A Escola Estadual São Sebastião, no bairro Santa Cecília, promoveu na manhã desta quarta-feira (12 de março) um momento especial junto aos seus alunos, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

Foi uma grande aula interdisciplinar com apresentações artísticas, preparadas pelos alunos e orientadas pelos professores.

Música, teatro, declamação de poemas escritos pelos próprios estudantes, apresentação dos alunos sobre a evolução das conquistas das mulheres brasileiras ao longo da história; além de uma exposição literária, em que foram expostos os trabalhos dos alunos sobre o livro “Malala, a menina que queria ir para a escola”, da escritora e jornalista Adriana Carranca, um relato sobre a luta de uma menina pelo direito à educação e dos obstáculos à valorização da mulher.

Durante a apresentação teatral, os jovens atores interagiam com a plateia para discutir e informar sobre os direitos da mulher e como agir em caso de violência.

As professoras que idealizaram o evento, Vânia Bragança, Janice Araújo, Jéssica Martins e Iclésia Magnani puderam contar com o total apoio da direção da escola, o envolvimento dos demais professores, bibliotecárias e participação massiva dos alunos, o que foi crucial para o sucesso do evento.

A escola tem como diretor o senhor Milton Procópio; e vices, Cláudia Sá, Janice Araújo e Mairone Drumond.

Ação Estadual

As atividades fizeram parte das ações desenvolvidas pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), em parceria com as Secretarias de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e de Desenvolvimento Social (Sedese), para comemoração da data nas escolas estaduais.

O objetivo da Semana de Valorização das Mulheres, que faz parte do Calendário Escolar, é destacar o papel das mulheres em diversas esferas da sociedade e fomentar a reflexão sobre sua contribuição ao longo da história.

Com a programação focada na igualdade de gênero, as ações buscam discutir temas como a presença da mulher nas ciências, cultura, esportes, política e outros campos, além de ressaltar suas conquistas e lutas por um mundo mais igualitário.

O secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, destaca a participação feminina no contexto da educação, pois cerca de 80% dos 194 mil profissionais que integram a SEE/MG são mulheres, somando mais de 154 mil trabalhadoras. A programação desenvolvida nas escolas estaduais em todo o estado e incluiu atividades pedagógicas, como rodas de conversa, palestras, debates e projetos interdisciplinares.

Galeria de fotos: