Escolas estaduais retomam atividades em cidades do Vale do Aço

Os alunos dos anos iniciais da Rede Estadual de Ensino retomam hoje (21/06) as atividades presenciais nas salas de aula no formato híbrido, gradual e facultativo. após mais de um ano de interrupção dos estudos devido a pandemia de Covid 19. Esse torno foi autorizado nos municípios de onda verde ou amarela do Plano Minas Consciente e que a prefeitura não apresentou restrições.

Aqui no Vale do Aço as aulas presenciais estão sendo retomadas hoje em 13 escolas localizadas nos municípios de Antônio Dias, Coronel Fabriciano e Timóteo, que oferecem os anos iniciais da educação infantil, do primeiro ao quinto ano, segundo informou a Superintendente Regional de Educação de Coronel Fabriciano, Edvânia Andrade.

Em Jaguaraçu e Marliéria, que também fazem parte da Micro de saúde de Coronel Fabriciano, não há escola da Rede Estadual dos anos iniciais, apenas escolas municipais, e de acordo com a superintendência de Educação, nessas duas cidades e também em Antònio Dias, as aulas nas escolas municipais devem ser retomadas no formato híbrido à partir do próximo dia 28, semana que vem.

Definição de Ondas

Com a divulgação da classificação das ondas na última quinta-feira (17/6), pelo Comitê Extraordinário Covid-19, ficou definido que, no total, 85 escolas estaduais que ofertam os anos iniciais do ensino fundamental, localizadas em 16 municípios mineiros, foram autorizadas estão iniciando hoje as atividades presenciais com alunos.

Essas unidades atendem cerca de 20 mil alunos de anos iniciais; destes, cerca de 44% informaram que irão retornar às atividades presenciais já que isso depende também dos pais dos alunos, que tem a opção do retorno presencial ou da continuidade das aulas no formato remoto, em casa.

Cuidados

Para a retomada das aulas, todas as escolas realizaram um checklist criterioso para aplicação dos protocolos sanitários, com adequações no ambiente e disponibilização dos equipamentos de proteção e produtos de higiene e limpeza.

As estratégias de implementação do ensino híbrido levam em consideração o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre os estudantes nas salas de aula, com alternância de semanas de trabalho presencial e remoto.

A SEE/MG destaca que o Regime de Estudo não Presencial ainda é obrigatório, pois a carga horária e frequência dos estudantes continuam a ser contabilizadas por meio do Plano de Estudo Tutorado (PET) e das atividades complementares elaboradas pelo professor.

 

Fonte: ASCOM SRE Fabriciano