Escrivã Ana Rosa é vencedora do Prêmio Innovare em sua 18ª edição

Para combater esse quadro, notadamente agravado pelo isolamento social e a pandemia, surgiu a iniciativa Frida- Atendente Virtual da Delegacia da Mulher, em Manhuaçu (MG). O trabalho, desenvolvido pela equipe da Polícia Civil da cidade, tendo à frente a escrivã Ana Rosa Campos, foi escolhido pelo Prêmio Innovare como finalista de sua 18ª edição, na Categoria Justiça e Cidadania. O prêmio Innovare veio para Manhuaçu.  Foi entregue pelo ministro DIAS TOFOLI.

Há 18 anos, o Prêmio Innovare destaca as boas iniciativas da área jurídica, idealizadas e colocadas em prática por advogados, defensores, promotores, magistrados e por profissionais interessados em aprimorar a Justiça brasileira, facilitando o acesso da população ao atendimento.

Apesar do avanço na legislação que persegue e pune os agressores, as vítimas de violência contra a mulher ainda enfrentam um tortuoso e longo caminho para serem ouvidas: as dificuldades vão desde ausência de estrutura, como delegacias especializadas, equipes qualificadas e horário de atendimento restrito), até o controle exercido muitas vezes pelo agressor sobre a vítima, que pode ser emocional e financeiro.

Em áreas rurais, esses fatores são agravados pela distância e tolerância social à violência doméstica. Os recursos são esparsos e a demanda e a urgência são intensas. A construção de infraestrutura para atendimento das vítimas e qualificação da mão de obra para lidar com casos delicados é um processo longo, mas as mulheres precisam de ajuda imediata. A subnotificação de registros de violência contra mulher torna ainda mais desafiador que sejam elaboradas políticas públicas para proteger mulheres vítimas de violência (bem como políticas públicas que atuem na prevenção).

Para combater esse quadro, notadamente agravado pelo isolamento social e a pandemia, surgiu a iniciativa Frida- Atendente Virtual da Delegacia da Mulher, em Manhuaçu (MG). O trabalho, desenvolvido pela equipe da Polícia Civil da cidade, tendo à frente a escrivã Ana Rosa Campos, foi escolhido pelo Prêmio Innovare como finalista de sua 18ª edição, na Categoria Justiça e Cidadania e, a vencedora do concurso 2021.

Com informações PC