Expansão do aeroporto e transporte público são temas de reunião na Agência Metropolitana
Duplicação da BR-381 e Estrada da Amizade também fizeram parte da pauta
Na tarde desta segunda-feira (11), ocorreu a 1º Reunião Conjunta da Assembleia Metropolitana da Região Metropolitana do Vale do Aço (AMRMVA) e Conselho Deliberativo de Desenvolvimento Metropolitando de 2022. Na ocasião, foram tratados assunto importantes para a região, como a expansão do Aeroporto Regional do Vale do Aço, a duplicação da BR-381, estudo sobre a expansão do núcleo metropolitano e a integração do transporte público.
“Hoje tivemos uma reunião muito positiva. A assembleia é o órgão deliberativo máximo que representa as quatro cidades: Santana do Paraíso, Ipatinga, Timóteo e Coronel Fabriciano. Todos eles são considerados projetos de interesse para a região metropolitana e são projetos que vamos defender”, disse o prefeito de Santana do Paraíso, Bruno Morato, que também é o presidente da AMRMVA.
Sobre o aeroporto, foi apresentado o Plano Diretor que aborda o projeto de expansão do equipamento. O documento mostra nova área de estacionamento, hangar, oficina para manutenção das aeronaves, sala de embarque, terminal de cargas e de passageiros, e expansão do pátio de aeronaves.
Além disso, foi discutido um novo acesso ao aeródromo, por meio de um contorno passando por debaixo da ponte metálica e da linha férrea. O projeto será uma parceria entre a Vale, que ficará responsável pela transposição, e a Prefeitura de Santana do Paraíso que fará as alças de acesso.
Sobre a duplicação da BR-381, na oportunidade, o deputado estadual Celinho do Sinttrocel destacou as reclamações de motoristas sobre a falta de manutenção no trecho entre Jaguaraçu e Antônio Dias, além do anseio pela concessão da rodovia. Foi sugerida uma audiência pública no Senado junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes.
Outro ponto destacado é sobre a Estrada da Amizade, que liga a cidade de Ipatinga a Coronel Fabriciano. A deputada estadual Rosângela Reis se comprometeu a destinar cerca de R$ 400 mil, por meio de emenda parlamentar, para as obras de revitalização. Inaugurado em meados de 1970, o trecho é considerado a ligação mais curta entre as duas cidades.
“Essa reunião veio para coroar vários avanços que já têm sido notados pela atuação intensa seja do governo do Estado, mas também, principalmente, da atuação intensa dos nossos quatro prefeitos aqui da Região Metropolitana do Vale do Aço”, destacou o diretor da Agência Metropolitana do Vale do Aço.