Fabriciano distribui novos kits escolares e óculos para crianças da rede pública municipal

A Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança Educacional e Cultura, iniciou nessa segunda-feira, dia 20, a entrega dos novos kits escolares para os estudantes da rede pública municipal.

São 12.865 kits de 10 modelos diferentes, que atendem desde os primeiros anos da educação infantil ao 9º ano do ensino fundamental. Os professores e alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) também serão beneficiados.

Cada kit vem com mochila ou pasta, cadernos, lápis, borracha, régua, lápis de cor, squeeze e outros objetos conforme a necessidade dos alunos. “O kit é completo e garante aos pais uma grande economia, pois eles não precisarão gastar com absolutamente nada. O material é suficiente para durar o ano inteiro e a criança vai estudar com o que há de melhor, porque todos os materiais são de alta qualidade”, afirma Carlos Alberto Serra Negra, Secretário de Governança Educacional e Cultura.

O investimento da prefeitura foi de R$3,3 milhões em recursos próprios. O município ainda entregará neste ano novas peças do uniforme escolar.

Susana Sudário, mãe de aluna da Escola Municipal Dom Lelis Lara, exaltou a importância do kit: “As crianças tem que ter igualdade. Algumas vinham sem material e agora todas possuem os mesmos cadernos, lápis; ninguém é inferior ao outro”, disse.

Entrega de óculos

Juntamente com os kits escolares, a prefeitura está entregando os óculos para as crianças que passaram por exame de vista na carreta oftalmológica. São cerca de 680 crianças beneficiadas. O projeto iniciado há 2 anos foi premiado como Melhor Prática em Gestão Pública pela Associação Mineira de Municípios (AMM).

A iniciativa virou referência para diversos municípios e o Estado anunciou que vai implantar os testes de visão nas escolas estaduais. Em Coronel Fabriciano, o projeto é promovido em parceria entre as secretarias de Governança Educacional e Saúde. O Secretário Ricardo Cacau, disse que “Saúde na Escola” também é responsabilidade da gestão: “Para nós é uma honra poder oferecer os exames de visão aliados com os óculos e outras iniciativas de promoção da saúde. Com isso a gente consegue dar valor à qualidade de vida das crianças”, disse.

O prefeito Dr. Marcos Vinicius informou que ao se tornar política pública, o investimento nos kits, óculos e uniformes passou a integrar o orçamento anual. “Não havia essa obrigação, mas nós entendemos que esse gasto não é despesa, é investimento. No futuro vai trazer grandes benefícios para os nossos alunos”, disse Dr. Marcos.

 

Fonte: ASCOM Prefeitura de Coronel Fabriciano