Festa da Kizomba celebra o Dia da Consciência Negra em Timóteo

Evento contará com várias atrações musicais e artísticas do Vale do Aço

 

No município de Timóteo, o Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado tradicionalmente na data de 20 de Novembro, será lembrado em evento que acontecerá no sábado, 23/11, à partir das 16h, no campo do Vila Nova, localizado à avenida Senador Miltom Campos, bairro Quitandinha. Serão

A tradicional  “Kizomba – A Festa da Raça”, é coordenada  pelo Movimento Negro Organizado do Vale do Aço e envolve grupos como o Coletivo Roda das Pretas, Bloco Afoxé e a participação especial da equipe do Espaço Alecrim.

Esta é a terceira edição da “Kizomba – A Festa da Raça” que tem como principal objetivo, “reverenciar, relembrar e celebrar as nossas raízes com arte e alegria”, conforme a fala da integrante do Coletivo Roda das Pretas, Elizabeth Silva de Oliveira.  A kizomba é uma palavra da língua de Angola, Kimbundu, e significa encontro ou confraternização. “É neste espírito de festa e alegria que mais uma vez estamos tendo a honra de realizar juntamente com os nossos parceiros e produzir este evento cheio de história, arte e luta antirracista”, comenta Elizabeth.

O Coletivo Roda das Pretas é um movimento de mulheres negras e não negras atuantes no Vale do Aço desde 2015 que promove rodas de conversa e compartilham suas vivências e falam sobre os impactos do racismo na construção de suas identidades. Atualmente desenvolvem um projeto que fala sobre Africanidades Brasileiras e suas Contribuições para Formação Cultural do Brasil, levando mais conhecimento às escolas públicas e particulares.

Outro importante membro deste movimento, o Bloco Cultural e Carnavalesco Afoxé, foi criado em Timóteo na década de 80, como um instrumento de trabalho do Movimento Negro contra qualquer forma de racismo e preconceito. O Bloco Afoxé participa de várias manifestações voltadas ao fomento da cultura afro em diversos segmentos.

Comemorar o Dia Nacional da Consciência Negra significa reafirmar o compromisso com a luta pelo respeito à diversidade cultural, igualdade e justiça social. Desde a Constituição de 1988, que o Movimento Negro em todo o país, realiza manifestações de rua, reflexões, protestos, mostras de artes, e outras formas de expressão. Foi em 20 de Novembro de 1695 que Zumbi dos Palmares, o maior líder do povo negro foi assassinado pelo governo de Pernambuco.

O Quilombo dos Palmares, que existiu durante mais de 50 anos, na Fronteira dos Estados de Alagoas com Pernambuco foi, segundo alguns historiadores, considerado a 1ª democracia das Américas.

Ingresso

A Kizomba reúne artistas, fazedores de cultura, grupos e coletivos artísticos e culturais, além de representantes do Movimento Negro. Para custeio de despesas com manutenção do local, mão de obra e outros itens necessários à realização do evento, será vendido ingresso no valor de R$20,. Mais informações com Ana Maria (Coletivo Roda das Pretas) pelo (31)98854-5991 ou pelo Instagram @rodadaspretas.

 

Fonte: ASCOM Prefeitura de Timóteo