Fiéis comemoram o Dia de Nossa Senhora Aparecida

Com muita devoção, a comunidade católica celebrou neste dia (12), o Dia de Nossa Senhora Aparecida, consagrada a padroeira do Brasil. A data foi celebrada em todo o país, pois é um dos principais símbolos do catolicismo e significado ímpar, para o povo católico.

Em Manhuaçu, as comemorações começaram bem cedo, com procissão saindo às 6h da Igreja Imaculada Conceição (Coqueiro), em direção ao bairro Engenho da Serra, que tem Nossa Senhora Aparecida como padroeira. Durante o trajeto, os fiéis cantavam, rezavam e faziam preces elevadas à padroeira do Brasil.  Na Igreja do bairro, todos participaram da celebração da Santa Missa, presidida por Pe. Paulo Rogério, da Paróquia Bom Pastor.

À tarde, a comunidade do bairro Nossa Senhora Aparecida recebeu centenas de pessoas, para a missa festiva, em comemoração ao Dia da Padroeira. Em procissão, o povo saiu da Matriz de São Lourenço, levando a imagem da Santa até à Igreja, onde a comunidade a recebeu sob aplausos e muita alegria. Em seguida, participaram da Santa Missa, que foi presidida por Pe. Rafael Henrique.

Em sua homilia, Pe. Rafael destacou sobre o surgimento da imagem de Nossa Senhora Aparecida. Conta a história que, no ano de 1.717, três pescadores lançaram suas redes no Rio Paraíba do Sul, com o objetivo de pescar peixes grandes, para um jantar especial para o Conde de Assumar. Por vezes tentaram, mas nada conseguiram. Já cansados, quando estavam desistindo, um pescador apanhou uma imagem de Nossa Senhora da Conceição. Primeiro o corpo e depois a cabeça. Quando lançaram suas redes, começaram a ficar lotadas de peixe. “ Os três jovens pescadores pegaram quantidade enorme de peixes, sendo o primeiro milagre de Nossa Senhora Aparecida, que foi proclamada Rainha do Brasil e, sua Padroeira Oficial em 16 de julho de 1930, por decreto do Papa Pio XI”, disse Pe. Rafael.

Eduardo Satil /Fotos: Eduardo Satil e Waltinho Fotógrafo

Imagens abaixo são da procissão e celebração do bairro Engenho da Serra