Fieis vivem a espiritualidade da Sexta-feira Santa

Numa demonstração de muita fé e devoção, centenas de fiéis participaram da celebração da Sexta-feira Santa, na Paróquia São Lourenço. Foi significativo para todos, ao acompanhar a Paixão e Morte de Jesus, o silêncio, o jejum e a oração marcaram o momento de reflexão.

Durante a narrativa, todos refletiam o que verdadeiramente Jesus passou para salvar a humanidade. Ao contrário do que muitos pensam, a Paixão não deve ser vivida em clima de luto, mas de profundo respeito, amor e meditação diante da morte do Senhor. Após a celebração, aconteceu a Procissão do Senhor Morto, que percorreu as principais ruas da cidade, retornando à Matriz. A meditação da Paixão do Senhor deve nos mostrar o quanto é hediondo o pecado. É contemplando o Senhor na Cruz, destruído, flagelado, coroado de espinhos, abandonado, caluniado, agonizante até a morte, que entendemos quão terrível é o pecado.

Neste Sábado Santo, celebra-se, entre o pôr-do-sol do sábado e o amanhecer de domingo, a Vigília Pascal, o ofício mais importante do calendário litúrgico católico, por ser a celebração da ressurreição de Jesus. Quem participou da celebração, pôde ter a certeza de que é fundamental viver a fé em sua plenitude.

Eduardo Satil