Fogo deixa rastro de destruição na mata Petrina

De longe ainda é possível perceber focos de incêndio na mata, que fica acima dos Bairros Petrina e Sagrada Família, que foi consumida ontem (10) por um incêndio que pode ter sido provocado por alguém. O incêndio, que atingiu também a outra parte de mata que fica acima do Bairro Catuaí, deixou não somente um rastro de destruição na vegetação, como pode ter provocado a morte de diversas espécies de animais silvestres.

Dos quatro pontos da cidade era possível observar o cenário verde sendo destruído e se transformando em cinza, mesmo com a ação do Corpo de Bombeiros no combate às chamas, que avançavam rapidamente devido a vegetação seca.

Esse não é o primeiro incêndio, que destrói a pequena reserva existente acima do Bairro Petrina, onde estão instaladas as torres de rádio, Internet, operadoras de telefone e repetidoras. Ao que tudo indica, o fogo foi colocado por quem gosta de causar destruição ao meio ambiente, provocar a morte dos animais, com a sensação da impunidade diante das leis ambientais.

Nas redes sociais, pessoas ligadas às causas ambientais demonstraram indignação com as imagens vistas no alto, onde o verde era destruído pelas labaredas e focos espalhados em toda a dimensão da mata. Há a necessidade de uma ação mais efetiva, para a preservação do meio ambiente, que sofre devastações e, não há punição para os destruidores do ecossistema. Necessário se faz constituir uma Secretaria Municipal de Meio Ambiente bem estruturada, com equipe de atuação eficiente, que cumpra verdadeiramente seu papel de órgão fiscalizador, e que faça cumprir a legislação.

Eduardo Satil