Grupo “Só Dellas” é sucesso em Manhuaçu
“Lá vão elas correr, caminhar ou simplesmente andar quilômetros”: a frase é sempre ouvida, pois, assim tem sido a rotina de um grupo de mulheres, que encontrou na corrida ao ar livre, a alegria de viver a vida. A experiência tem valido a pena, para as mulheres que integram o grupo “Só Dellas”, criado há 4 meses pela comerciante Ana Paula de Oliveira, que percebeu a necessidade de incentivar as pessoas a praticarem uma atividade física. Praticante de exercícios diários, reconhece que a corrida vai além de um preparo físico, pois, tem também uma construção psicológica. E quando a corrida ou caminhada é com mais gente, a pessoa fica mais estimulada.
Ana Paula criou o grupo no WhatsApp e passou a convidar algumas amigas para iniciar a atividade física, independente da preparação física e, sim com o propósito de mudança de vida, hábitos alimentares e recuperar a autoestima. Com isso, o grupo foi crescendo de forma significativa e, no último domingo o treino reuniu 103 mulheres.
O esforço de cada integrante do grupo “Só Dellas”, tem feito a diferença na superação de obstáculos surgidos, sobretudo nesse período de pandemia, em que muitas permaneceram em casa e isso provocou a ansiedade. “A união de todas é uma vantagem muito grande, para correr ou caminhar em grupo. Uma estimula a outra e, sem perceber chega bem longe, enfrentando subida, descida e distância”, conta Ana Paula, que já pesou 110 quilos. Graças a força de vontade e superação, conseguiu perder 45 quilos.
Em 2012 ficou bastante depressiva e, com isso passou a sentir-se sozinha. Buscou força e passou a praticar exercício físico, academia, luta e, agora comanda o grupo “Só Dellas”. Ao mesmo tempo serve de exemplo, para algumas mulheres que estão desanimadas seguirem seu exemplo, com superação e um novo ciclo de amizade. “Por isso, o lema do nosso grupo é união, determinação, superação e força de vontade. Todas se ajudam, se conhecem e cada uma acredita no seu potencial”, comenta Ana Paula.
A participante do grupo “Só Dellas”, Elisângela Mendes destaca que chegou para integrar o grupo sem estímulo. Mas, ao iniciar a atividade percebeu que havia feito a escolha certa. “Sempre gostei de corrida e, no grupo comecei a praticar e estou adorando. Elas me ensinaram a acreditar em mim mesma e, a poder contar com as pessoas. A superação é a palavra chave e, a minha felicidade é chegar o domingo para o encontro, com as amigas do grupo Só Dellas”, conta Elisângela Mendes.
Projeto social
Outra característica que nasceu com o grupo “Só Dellas” é o trabalho voluntário, para contribuir com as pessoas que necessitam de ajuda. A ação consiste em doação de alimentos, arrecadação de roupas, além de ajuda financeira às famílias carentes. Ana Paula explica que, a demanda é apontada e discutida no grupo. Depois é feito um levantamento sobre a real situação e, assim inicia o movimento em prol daquela causa. “Nós também discutimos temas relevantes de campanha. Outro dia, abordamos o Agosto Lilás, sobre a violência doméstica. Agora, vamos iniciar uma campanha para arrecadação de roupas. Realizaremos um bazar para conseguirmos recursos, pois, queremos comemorar o Dia das Criança. Para isso, contamos com a participação da comunidade”, ressalta Ana Paula.
Eduardo Satil