Homenagem ao aniversário da cidade de Manhuaçu
Para lembrar essa data tão importante, o morador do bairro Engenho da Serra, Clézio Magno da Silva Costa encaminhou à redação do Cidade Total, mensagem alusiva a data comemorativa de hoje.
O nome de Manhuaçu é de origem indígena, dado pelos índios de Maiguassu, que significa Rio Grande. Os primeiros habitantes, os puris do rio Maiguassu batizaram o rio com o mesmo nome. Nicácio Brum da Silveira, o curador dos índios conseguiu que eles fossem transferidos para a Ponte da Aldeia, às margens do ribeirão São Luiz. A aldeia era no centro de Manhuaçu. Em 1572, Vasco Fernandes Tourinho explorou o rio Manhuaçu, a procura de ouro e pedras preciosas. Mais tarde, a Vila se emancipou, passando à categoria de cidade.
Um dos grandes líderes da revolução da história de Manhuaçu foi o Cel. Serafim Tibúrcio da Costa, que fundou a “República Manhuassu”, que ficou conhecida como a República do Café.
Nós dedicamos uma homenagem de agradecimento, a todos aqueles que nos honraram com amor, carinho e dedicação, pelo bem de nossa cidade e região. Muitos anos se passaram, muitas lembranças e recordações ficaram para sempre, na memória do nosso povo. São momentos de grandes emoções e alegria, que ficarão gravados em nossos corações.
Desde a emancipação, Manhuaçu vem se transformando em uma das cidades mais desenvolvidas de Minas Gerais, através da cultura, educação, produção de café, que vem se desenvolvendo no estado de Minas Gerais. Agradeço os nossos representantes políticos, sociedade e demais setores, que contribuem para o crescimento do município.
Termino essa sincera homenagem pelo aniversário de Manhuaçu, que, em 5 de novembro de 1877 emancipou e, se tornou uma data especial, que ficará marcada para sempre em nossa memória. Jamais poderemos esquecer. Agradeço, pois, os prefeitos que passaram por aqui e as outras pessoas, que fizeram muito por nossa cidade e distritos.
Parabéns, Manhuaçu, pelos seus 147 anos de emancipação político-administrativa.
Autor: Clézio Magno da Silva Costa.