I Seminário sobre sustentabilidade é realizado em Manhuaçu
O evento complementa ações da Semana do Meio Ambiente
Para encerrar a Semana do Meio Ambiente, a prefeitura de Manhuaçu realizou nesta terça-feira,7, o I Seminário sobre Desenvolvimento Sustentável e apresentação sobre o que o município tem discutido e avançado em projetos futuros. O evento teve como tema “perspectivas das ações governamentais e da sociedade civil, para as presentes e futuras gerações do município de Manhuaçu”.
Na abertura do seminário, a prefeita Maria Imaculada destacou os esforços que a equipe de governo está fazendo, para garantir que o município caminhe em busca do progresso, mas com o olhar voltado para a preservação ambiental. Segundo a prefeita, a preocupação é diária e, por isso precisa estabelecer parâmetros, devido a chegada do progresso para o município e, ao mesmo tempo tomar decisões e impedir que o meio ambiente seja degradado, sobretudo com a extração de minério. “O meio ambiente precisa ser preservado e, não mediremos esforços para isso”, disse.
O evento reuniu secretários municipais, convidados, Conselheiros do CMA, CMDRS, COMSEA, CMS, COMTUR, CME, Organismos da Sociedade Civil, formadores de opinião e estudantes, para acompanharem as abordagens das palestras no seminário. O Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Sandro Tavares desejou boas-vindas aos participantes e, em seguida apresentou um diagnóstico e atuação geral da Secretaria e suas principais atividades. Muito abrangente, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente objetiva o controle de meio ambiente, realiza atividades de acordo com a legislação vigente e atua com base nos parâmetros de competência municipal, emite pareceres dos alvarás, aterros/ desaterros, construção, aprovação de loteamento, desenvolvimento de projetos e ações relacionadas às questões ambientais.
Também foram abordados os temas sobre as ações da Procuradoria Geral do Município no Licenciamento Ambiental da Atividade Minerária Sob a Ótica do Desenvolvimento Sustentável pelo Subprocurador, Thiago Assad. A palestra sobre Desafios e Medidas futuras sobre o Planejamento de Uso e ocupação do Solo, Plano Diretor, Lei de Uso e Ocupação do Solo, Parcelamento do Solo, e Zoneamento Ecológico Econômico foi apresentada pelo Secretário de Planejamento, Carlos Augusto Bonifácio Pires Filho.
O tema Cenário sobre o Abastecimento de Água e, as Medidas de Segurança Hídrica foi ministrado pelo diretor do SAAE, Márcio Baía. Já o técnico da Emater, Paulo Cesar de Assis Pires apresentou o painel sobre Atividades Agrícolas Sustentáveis e, o técnico agrícola, Cristiano Alberto Silva destacou sobre os desafios para a permanência do homem no campo/Direito a propriedade/Compromisso com a presente e futuras gerações.
O coordenador do Núcleo do Instituto Estadual de Florestas, Ailton de Souza Neto apresentou as ações desenvolvidas pelo Núcleo de Apoio Regional do Instituto Estadual de Florestas – IEF. O encerramento do seminário foi marcado pela apresentação do Luciano de Oliveira, consultor em certificação agrícola, abordando o tema Certificação Agrícola Internacional, oportunidades e desafios.
Eduardo Satil