IF Sudeste Campus Manhuaçu comemora 10 anos com inauguração

“A cada dia, novas conquistas e sonhos realizados”: com essa frase, o Diretor-geral do Instituto Federal Campus Manhuaçu, José Geraldo Soares resumiu os 10 anos de instalação da unidade, em Realeza. Para celebrar a data, professores, alunos, diretores e convidados participaram do momento, com a inauguração de Bloco Educacional de salas de aula e laboratórios do Campus Manhuaçu. A solenidade contou com a presença do Vice-reitor do IF Sudeste (Juiz de Fora), professor Marcos Pavani, eleito recentemente, para ocupar a função nos próximos quatro e anos, o diretor eleito para o Campus Manhuaçu, Romildo Lopes e autoridades locais.

No início da solenidade, os presentes acompanharam um documentário mostrando como foram os primeiros passos, para a realização de um sonho para região. Foram desafios enfrentados com afinco, determinação, coragem e parcerias, para que o município pudesse ter o espaço, que hoje recebe jovens de vários lugares em busca da qualificação. No início, o Campus Manhuaçu possuía apenas duas salas e cursos técnicos. Com o esforço do Diretor- geral, José Geraldo Soares e todo o corpo docente, novas conquistas foram acontecendo. Ele lembrou que a autorização aconteceu em janeiro de 2015, com a finalidade da interiorização do ensino e fazer a diferença na vida das pessoas. “Mesmo com tantas coisas acontecendo, como o período de pandemia, o sonho não parou. Os cursos técnicos inicialmente e, agora vieram o bacharelado em várias áreas (agronomia, sistema de informatização, cafeicultura) e pós- graduação. Tudo vem fazendo a diferença na região. O IF Sudeste Campus Manhuaçu tem transformado sonho em realidade”, ressalta José Geraldo Soares. Os laboratórios irão facilitar muito a dinâmica entre as aulas práticas e teóricas, para que os alunos possam ampliar ainda mais o conhecimento.

Momento marcante para o Diretor- geral do IF Sudeste

A inauguração marca também o encerramento da administração do professor, José Geraldo Soares, que ao longo dos 10 anos conduziu os trabalhos de forma brilhante. Ele foi homenageado com uma placa, como forma de reconhecimento e agradecimento pelo que fez, em prol do Campus Manhuaçu.

O Vice- reitor do IF Sudeste (Juiz de Fora) Marcos Pavani, disse que pretende trabalhar para garantir o avanço no ensino, ampliar a estrutura física para mais comodidade e opções de cursos, além do Ensino à Distância (EAD), para facilitar e incentivar os jovens a ingressarem no curso superior, principalmente no Campus Manhuaçu.

Para Romildo Lopes, que assume direção geral do Campus Manhuaçu, uma gestão participativa será fundamental para o desenvolvimento da unidade. Para isso, ele pretende trabalhar com as instituições e a comunidade, no sentido de que todos possam valorizar mais toda a estrutura de ensino, que está à disposição na multiplicação do conhecimento. (Eduardo Satil\Rádio Caparaó)