Incêndios provocaram destruição em mais de 150 hectares de áreas no Vale do Aço
Passa de 80 hectares a área consumida pelo fogo na mata do Morro da Usipa, entre Ipatinga e Coronel Fabriciano. Ontem, terça-feira (14/09), equipes do Corpo de Bombeiros combatiam três focos de incêndio, sendo dois no Morro da Usipa e um no bairro Pomar em Coronel Fabriciano, sendo dois deles debelados ao fim dos trabalhos do dia.
O foco que ainda restou para ser extinto está localizado no Morro da Usipa, onde o incêndio avança bem lentamente e em sua maior parte na superfície, na direção morro abaixo sentido a uma estrada onde o foco deve ser extinto. Porém, havia a necessidade de alargar a estrada para evitar que o fogo ultrapassasse para uma outra área ainda não queimada, o que já foi feito no início dos trabalhos nesta quarta-feira (15/09).
Segundo informações repassadas pelo tenente Neymar, comandante/Chefe de operações, o trabalho para debelar o fogo desde domingo mobilizou 13 bombeiros militares e uma equipe de apoio composta por três bombeiros civis da Usiminas e 06 da empresa GPS (Empresa prestadora de serviço para Usiminas).
Reserva Oikos
Em Timóteo, o incêndio florestal na Apa Serra Timóteo junto ao Projeto Oikos, que começou no último fim de semana, foi considerado totalmente controlado, tendo sido atingidos cerca de 70 hectares, entre áreas florestais e de vegetação rasteira.
Três guarnições do corpo de bombeiros foram montadas para ir a campo acompanhar locais onde possivelmente poderiam haver focos ativos ou surgir novos. Uma delas permaneceu no bairro Novo Horizonte realizando rescaldo e no Clube do Cavalo, sentido Mirante do Cruzeiro, onde havia ainda um pouco de fumaça.
Atuaram no combata o comandante da operação e do pelotão de Timõteo, Ten Mafra e Ten Silveira, 10 bombeiros militares, 14 brigadista Universallis e 03 brigadista Safe Med, além de 06 brigadistas da Prefeitura de Timóteo, com diversos veículos.
Ao final do dia, foi constatado que todos os focos foram debelados, com rescaldo em toda a área afetada, e as equipes desmobilizadas.
Redação Cidade Total – Júlio Oliveira – Com informações do Corpo de Bombeiros