Ipatinga celebra seus 60 anos com uma festa inesquecível

Pioneiros e autoridades de toda a região prestigiaram a solenidade realizada na manhã desta segunda-feira, com direito a bolo e “Parabéns pra você” 

 

Nesta segunda-feira, dia 29 de abril, a cidade de Ipatinga se encheu de vida e energia para comemorar, no Parque Ipanema, seu sexagésimo aniversário. Desde cedo, o principal cartão postal do município foi palco de uma celebração muito concorrida, com mais de 20 mil pessoas participando das festividades. Lideranças de toda a região, vários pioneiros, representantes de empresas, clubes de serviço e entidades de classe prestigiaram a solenidade, sendo recepcionados pelo prefeito Gustavo Nunes e a primeira-dama Raphaela Gonçalves. 

Já nas primeiras horas do dia, a população aguardava ansiosamente pela distribuição do tradicional bolo de aniversário, distribuído em 12 mil potes pelo chefe do Executivo e diversos assessores, com a colaboração de inúmeros voluntários. 

Hino e homenagens 

A abertura da programação aconteceu às 9h, no galpão central do Parque, e foi um momento emocionante. Alunos da escola de música Tenente Osvaldo Machado (TOM) tocaram o hino de Ipatinga, e o pavilhão do município foi introduzido por uma representante da recém-criada Guarda Civil, uma das realizações mais importantes do atual governo e que já atua em caráter experimental com 120 membros. 

O pioneiro Walter de Lima Salles, que integrou a comissão que trabalhou no início dos anos 1960 pela emancipação, e também José Carlos Cabral Linhares, que elaborou e assinou em 1963 o Relatório do Processo 164, enviado ao Governo de Minas Gerais, resultando na autonomia administrativa de Ipatinga, foram homenageados com moções de aplausos do Legislativo. 

Regularização  

O prefeito Gustavo Nunes agradeceu a todos os envolvidos na organização do evento e, principalmente, à população “que se deslocou de suas residências com muita alegria e animação para parabenizar a cidade”. 

“É com imensa satisfação – continuou – que testemunhamos esse momento histórico para Ipatinga. Celebrar os 60 anos da nossa cidade é uma honra e um privilégio para todos nós. Ao longo dessas seis décadas, Ipatinga cresceu, se desenvolveu e superou desafios, sempre com a determinação e o compromisso da nossa população. Entre muitos outros feitos, hoje temos a satisfação de anunciar também que estamos completando o processo para a regularização fundiária de mais de 15 mil imóveis, o que significa a valorização da propriedade é um novo estágio de dignidade para muitas das famílias ipatinguenses”. 

Bolo e parabéns 

Às 10h, todos se reuniram junto a uma grande tenda montada diante da lagoa do Parque para cantar os parabéns pelos 60 anos e saborear o bolo distribuído aos moradores que afluíram dos mais diversos cantos da cidade para comemorar a data. 

Emoção e alegria  

Para os moradores, esta é uma ocasião especial para celebrar as conquistas dessas seis décadas de história, e o cuidado do governo municipal com a programação foi muito elogiado. 

Samara Rodrigues, 27 anos, moradora do morro São Francisco, chegou cedo ao Parque e comentou: “A festa está linda, muito organizada e segura. Parabéns à prefeitura!”. 

O casal João Henrique e Maíra, da Vila Celeste, levou os filhos gêmeos para participar da festa e igualmente ressaltou a organização:“Como família, nós estamos emocionados em participar das festividades dos 60 anos de Ipatinga. A organização do evento nos impressionou muito. Parabéns à prefeitura e a todos os envolvidos por proporcionarem essa festa tão especial”. 

E a festa continua 

 A festa continua ao longo de toda segunda com a tradicional Feirarte Especial, com atrações regionais, e mais tarde, às 19h, diversos artistas também se apresentam na área de eventos montada no estacionamento do estádio Ipatingão. Mas a grande expectativa fica para a apresentação da dupla sertaneja César Menotti & Fabiano, que promete encerrar com chave de ouro a última noite musical das festividades dos 60 anos.  

 

Fonte: SECOM Prefeitura de Timóteo