Ipatinga implementa nova campanha de educação no trânsito no retorno às aulas
Com o tema “O Trânsito só muda quando a gente muda”, a Prefeitura de Ipatinga implementou, nesta terça-feira (11), uma nova campanha de educação dirigida aos condutores de veículos e pedestres. Estão sendo realizadas blitzes em algumas das avenidas e corredores de tráfego mais movimentados da cidade.
As ações são uma iniciativa da Secretaria Municipal de Segurança e Convivência Cidadã (Sescon), com a mobilização de agentes de trânsito e do Grupamento de Proteção Escolar (GPEC) da Guarda Civil Municipal (GCM Ipatinga).
No retorno das aulas, o governo municipal está incentivando as boas práticas para condutores, passageiros e pedestres. “Respeitar as regras de trânsito, com consciência e de forma preventiva, é essencial para garantir a segurança de todos e melhorar a qualidade de vida”, destacou Sebastião Geraldo Martins, diretor do Departamento de Segurança da Sescon.
Reduzir ou até eliminar os riscos de acidentes no trânsito são os objetivos das blitzes. A nova campanha aborda diversos temas, tais como a proibição do transporte de crianças em idade incompatível no banco da frente; sempre conceder a preferência ao pedestre na faixa; estacionamento em fila dupla e em locais proibidos; evite desrespeitar o tempo de embarque e desembarque; não cometer excesso de velocidade ou dirigir na contramão; proibido o consumo de bebidas alcoólicas ao volante; é falta gravíssima transportar crianças sem a utilização da cadeirinha de proteção; não utilize o celular durante a condução do veículo, e dirigir sem usar o cinto de segurança é uma infração de trânsito.
“É fundamental promover a conscientização e a paz no trânsito, evitando comportamentos perigosos e, consequentemente, os acidentes. Como um serviço de apoio, estamos empenhados em atingir as mais diversas camadas de usuários do tráfego de Ipatinga. Lembrando, porém, que a segurança no trânsito é responsabilidade de todos”, observa a Guarda Feminina Helena.
Fonte: SECOM Prefeitura de Ipatinga