IPATINGA – PM comemora 246 anos com solenidade marcada por homenagens
O Comando da 12ª Região de Polícia Militar (RPM) promoveu nesta terça-feira, 22, solenidade alusiva ao aniversário de 246 anos da corporação, no auditório do 14º Batalhão, em Ipatinga. Na oportunidade, militares das setes unidades operacionais, que fazem parte da região foram agraciados com as medalhas Alferes Tiradentes e Mérito Profissional.
De acordo com o Comandante da 12ª RPM, Coronel Gildásio Rômulo Gonçalves, a entrega das medalhas é uma forma de homenagear, justamente, na solenidade de aniversário da Corporação, aqueles que se destacaram na defesa do povo mineiro. “A medalha Alferes Tiradentes é a maior comenda da Polícia Militar, temos aqui tanto militares e também uma juíza da Comarca de Ponte Nova que serão agraciados”.
Mesmo com os desafios diários pertinentes a atividade militar, e desde o ano passado também com as restrições impostas pela pandemia, a Polícia Militar em seus 246 anos de história veio se adaptando para sempre cumprir o juramento de proteger o povo mineiro.
Um dos homenageados na solenidade foi o Tenente Lindomar, que recebeu a medalha Alferes Tiradentes, entrou na PM como soldado e agora como oficial foi agraciado com a maior comenda da Corporação. “É uma honra e uma felicidade receber esse reconhecimento. Mas não estou recebendo essa medalha sozinho, isso foi com a ajuda dos companheiros que me acompanharam durante toda a minha carreira. Na PM, se você se dedicar é possível sim subir na carreira”.
No mês de julho, a 12ª Região de Polícia Militar terá 67 novos soldados, que vão se formar após nove meses de intenso treinamento e estágios operacionais. E já há um processo de recrutamento aberto, em que a previsão é que no próximo ano, mais 60 militares ingressem para Corporação.
Este é um ano de comemorações para a Polícia Militar, além do aniversário, a Corporação também tem uma marca importante, que são os 40 anos da mulher na PM. Para a Tenente Cristiane, receber a medalha de Mérito Profissional é o reconhecimento, e a prova de que independente do sexo, se o trabalho for bem feito há recompensa. “Somos valorizadas, estamos completando 40 anos na Corporação, recebemos os mesmos salários e responsabilidades que os demais. E estamos sempre buscando a melhor forma de atender a comunidade”.
Fonte: Polícia Militar