Lançado o programa Valora Minas para ampliação dos serviços hospitalares

Para fortalecer o serviço e ampliar o acesso dos serviços hospitalares no estado, o governo de Minas, lançou o Valora Minas, construído com o objetivo de abarcar as especificidades dos territórios e complexo hospitalar do Estado. O Valora Minas, sob o prisma da Rede de Atenção à Saúde, possui como objetivo qualificar a assistência, ampliar o acesso e responder às demandas e necessidades da população mineira mediante a otimização da alocação de recursos nas unidades territoriais de saúde e vinculação dos repasses à resultados assistenciais e valor entregue à população.
Essa construção é subsidiada pela necessidade de (I)- alocação de recursos estaduais de forma equitativa nas Regiões de Saúde; (II)- vinculação do repasse dos recursos à resultados assistenciais passíveis de mensuração; (III)- agregar, em um único instrumento, os recursos hospitalares de programas estaduais; (IV)- fortalecer as Redes Temáticas de Atenção à Saúde; (V)- recuperar o poder de gestão dos gestores e (VI) elaborar uma política hospitalar condizente com o perfil e demandas da população.
O Valora Minas vai investir 1 bilhão na ampliação do acesso aos serviços hospitares no estado. Segundo o Superintendente Regional de Saúde de Manhuaçu, Juliano Estanislau, o programa Valora Minas é um avanço importante na área da saúde. Hoje, teve início a oficina para as Macrorregiões Sudeste e Leste do Sul. A discussão é para o redirecionamento e ampliação dos recursos, para a assistência hospitalar nas Macrorregiões Sudeste e Leste do Sul, nas quais estão inseridas as nossas Microrregiões de Carangola e Manhuaçu. O encerramento será na sexta feira. “Manhumirim faz parte da Microrregião de Manhuaçu, que está na Macrorregião Leste do Sul. Os Superintendentes e técnicos das regionais estão presenciais, junto com a equipe do nível central. Os gestores municipais e dos hospitais, estão participando de forma virtual”, detalha o Superintendente Regional de Saúde.

Eduardo Satil/Agência Minas