Líder comunitário conquista cadeira na Câmara de Manhuaçu

Antes mesmo de participar de qualquer pleito eleitoral, o morador do bairro Matinha, Misrael Patrício, já tinha preocupação com o bem-estar dos moradores e lutava incessantemente, para que o Poder Público tivesse mais atenção para com aquelas famílias. Com o passar do tempo, tornou-se presidente da Associação de Moradores do bairro, mas mesmo, as ações não aconteciam da maneira que viesse agradar aos moradores.

Com muita dedicação e, por entender que o trabalho comunitário é essencial, não somente no bairro onde mora, mas em outras localidades mais distantes, Misrael Patrício assumiu a responsabilidade de lutar em prol das famílias, em busca de melhorias também no meio rural. Propôs assumir junto às comunidades muitas ações de trabalho, enfrentando um caminho bem mais árduo, sem ter cargo ou função e sem remuneração. Mas sempre participativo, com implementação de ideias nas comunidades, buscando sempre criar um nível de consciência crítica junto à população, para que ela pudesse cobrar seus direitos de forma coletiva, vendo os problemas, analisando e agindo.

O reconhecimento dos moradores dessas localidades ao trabalho realizado por Misrael Patrício, veio no último domingo,06, com a votação expressiva que teve nas urnas. Eleito vereador com 550 votos, Misrael Patrício, que, na condição de líder comunitário sempre reivindicou melhorias para as comunidades e, agora que vai assumir como vereador, afirma que mais do que nunca continuará trabalhando em prol do bem-estar das comunidades, pois antes mesmo de pleitear um cargo, já trabalhava por amor ao próximo. Oriundo do bairro Matinha, sabe das dificuldades enfrentadas pelas famílias lá e em outros locais. “Não quero ficar quatro anos parado, sem levar benefício às comunidades que sempre estiveram comigo. As carências são inúmeras e, agora nosso povo terá voz ativa. Durante a caminhada dei ênfase a projetos para beneficiar a todos. Serei um vereador do bairro Matinha, mas estarei visitando todo o município e, onde precisar estarei pronto para servir os munícipes”, ressalta Misrael Patrício.

Conhecido pelos bordões “Tá Qualificado” e “Brutais”, Misrael diz que estará fazendo a diferença na Câmara, após ser empossado. Em entrevista, o vereador eleito disse que estará cumprindo o horário diariamente, para que as pessoas possam encontrá-lo, pois sua escolha foi para servir a sociedade.

O olhar diferente de quem conhece a realidade                         

A participação das lideranças comunitárias saindo como candidatos a uma vaga no Poder Legislativo se repete a cada período eleitoral. Dessa vez, entre os vários líderes comunitários, Misrael Patrício e Thiago do Camelô, do bairro Santa Terezinha desbancaram “caciques” da política manhuaçuense e, agora serão representantes no Poder Legislativo, com suas origens em comunidades. Cansados de tanto ouvirem promessas de políticos, os moradores decidiram apostar em novas lideranças, já que muitos só pensam em vencer as eleições e nada fazem pelas comunidades, indo a elas de quatro em quatro. O resultado do último domingo, pode mudar o cenário político local e, ainda despertar os demais representantes do Legislativo, para um olhar diferente voltado à política.

Eduardo Satil