Líder comunitário expressa preocupação com o meio ambiente

O Dia da Árvore, celebrado nesta quarta-feira (21) foi marcado com plantio de mudas de árvores em alguns locais, para despertar as pessoas sobre a importância da preservação ambiental.  A tarefa deveria um hábito permanente de cada pessoa, em adotar uma árvore perto de onde reside, ajudar na preservação das já existentes e, com isso cultivar uma educação ambiental a ser multiplicada entre a comunidade.

Sempre preocupado com a degradação, destruição de matas nativas e pequenas reservas existentes ao redor dos bairros, que ficam afastados da área central, o presidente da Associação de Moradores do Bairro Catuaí, João Batista Lacerda tem sido um defensor quando o assunto envolve questões ambientais. Por vezes, testemunhou a destruição pelo fogo da mata que fica acima do bairro Catuaí, e se estende até ao bairro Petrina, como um “corredor”, para facilitar o deslocamento de pequenos animais.

Ele explica que, a cada dia se faz necessário que as pessoas possam lembrar o Dia 21 de Setembro, como sendo o Dia da Árvore, mas uma mudança de comportamento, principalmente no que se refere ao meio ambiente, que pede por socorro. O líder comunitário lembra ainda, que a mata próxima ao bairro Pinheiro, Catuaí, Matinha, Operários e Petrina, pode ser considerada o pulmão da cidade. “Tomara que ações ocorram para conscientizar a plantar uma árvore e, ainda zelar por ela. Um incentivo para quem tem uma área de vegetação. Precisamos salvar a natureza, porque o planeta está muito degradado. Imaginamos essa área linda daqui a um tempo, e vamos fazer o possível para que a transformação se concretize”, expressou o presidente da Associação de Moradores, João Batista Lacerda.

Eduardo Satil