Lideranças comunitárias e vereadores discutem delimitação de bairros

A proposta é para regularização dos bairros e imóveis existentes em Manhuaçu

Com o objetivo de discutir mais a ideia sobre o projeto de lei, que trata das delimitações dos bairros de Manhuaçu, a Câmara de Vereadores realizou na noite desta segunda-feira,10, uma reunião, com a participação de presidentes de associações de moradores. Além da maioria dos vereadores, também participaram da discussão, o Secretário Municipal de Fazenda, Magno Marçal e o arquiteto urbanista, Lucas Heringer, que integra a equipe responsável pela elaboração do projeto de delimitação dos bairros. O Projeto de Lei 82/2022 foi à Câmara e, assim os vereadores decidiram por bem ouvir a opinião dos presidentes de associações, para a consolidação do processo que consideram um passo significativo para o planejamento urbano da cidade, que ao longo dos anos cresceu de maneira desordenada. Agora, demanda cuidado salutares para continuar expandindo, porém, de forma equitativa, além de trabalhar na legalização dos imóveis e bairros. Alguns, ainda continuam irregulares.

A delimitação de bairros permite à administração municipal, compreender melhor a realidade de cada localidade e planejar ações de desenvolvimento da região, bem como de sua população. Para o Secretário de Fazenda, Magno Marçal, isso possibilita melhores condições de executar, de forma qualificada, o planejamento urbano e a ordenação da cidade. A delimitação também culminará numa melhor distribuição de equipamentos urbanos, estabelecimento de diretrizes socioeconômicas e arrecadação para o município.

Ao falar do trabalho realizado pela equipe, o arquiteto urbanista, Lucas Heringer destacou a necessidade de realizar o trabalho em conjunto, com a participação de moradores a fim de entender melhor toda a base territorial, já que o sistema de mapas web acaba divergindo com a realidade.  O município consolida a delimitação dos bairros em um único texto legal, para facilitar na resolução dos vários pontos divergentes. “Bom que as associações participam e, as informações serão canalizadas para melhorar o nosso trabalho. Hoje existem 20 bairros legalizados em Manhuaçu, mas ao todo são 50 bairros. Precisa ser feita a regularização e legalização fundiária”, disse Lucas Heringer.

Presidentes opinam e divergem sobre construção nobre

Os presidentes das associações de moradores dos bairros Petrina, Centro, Engenho da Serra, São Vicente, Vila Cachoeirinha, Ponte da Aldeia, Santa Luzia, Nossa Senhora Aparecida e membros do Coamma participaram da reunião, questionaram sobre alguns pontos do trabalho de delimitação dos bairros.  Houve questionamento acerca do bairro Centro, que tem uma área considerável. Acima da Rua Capitão Rafael existe o Residencial Bulinga, que fica no ponto alto e divide com o bairro Santana, mas foi mapeado e na delimitação pertence ao bairro Centro. A presidente do Coamma, Marinez Bragança questionou a situação e classificou como “inferiorizar” o bairro vizinho ao Residencial. A presidente da Associação dos Moradores do Centro, Patrícia Sad, também questionou sobre a delimitação. A resposta é de que, desde o início da construção, a área já era registrada na Prefeitura com o endereço de “área central”.

Eduardo Satil