Líderes comunitários discutem participação na elaboração do Orçamento

A diretoria do Conselho das Associações de Moradores de Manhuaçu (Coamma) e, presidentes de associações dos setores rural e urbano participaram de mais uma reunião neste domingo,16, para discutirem pontos fundamentais de crescimento e conquistas para cada comunidade. A reunião de lideranças comunitárias contou com a presença da prefeita, Maria Imaculada e o Secretário de Planejamento, Carlos Augusto Bonifácio Pires, para uma avaliação de conquistas e avanços, após a construção do Orçamento Participativo, que ocorreu em abril de 2021, com levantamento de prioridades e execução das demandas a partir de 2022.  O Coamma e as lideranças foram convidados e, assim começaram a desenvolver o trabalho de elencar junto aos moradores de cada bairro, o que seria mais interessante para melhor qualidade de vida às famílias, melhoria de infraestrutura (áreas de lazer, iluminação pública, rede de esgoto, condições das ruas), para as ações serem realizadas pelo Executivo.

Durante a reunião, a prefeita Maria Imaculada disse que, naquele momento, em plena pandemia pôde mobilizar todos os bairros, a fim de participarem das reuniões realizadas on line, para as discussões em busca da construção do Orçamento Participativo 2022. Segundo a prefeita, pelo menos 60% do que foi proposto como obras prioritárias já foram executadas. As ações estão acontecendo da forma que foram planejadas. Bairros Nossa Senhora Aparecida, S. Vicente, Santa Luzia, Lajinha já receberam melhorias. O bairro Engenho da Serra terá uma Unidade de Saúde e o bairro Santana ganhará a reforma da creche, que está degradante.

A prefeita também destacou que já foi reformada, a escola no Coqueiro Rural e, em Monte Alverne há um problema sério para reformar a escola, pois não encontra imóvel para alugar e, garantir conforto às crianças. Outras escolas municipais, também estão precisando de reforma do telhado. Tudo é necessidade urgente. “ As reformas esbarram num problema sério. Não consegue um lugar, que possa abrigar a escola durante a realização da reforma. Estamos seguindo um cronograma de trabalho, sobretudo, no que se refere às demandas apontadas pelas comunidades.

Para a presidente do Coamma, Marinez Bragança, a presença da prefeita na reunião serviu para uma análise do que foi feito, através do Orçamento Participativo, com as comunidades participando diretamente das discussões. “Foi exatamente em abril de 2021, que começamos o trabalho conjunto entre comunidades, Coamma e Prefeitura, na elaboração do Orçamento Participativo. E agora fazermos uma avalição do que foi feito, potencializa o nosso trabalho de liderança e, a certeza de que unidos podemos alcançar muitos objetivos”, ressalta Marinez Bragança.

Eduardo Satil