Líderes comunitários eleitos são apresentados no Coamma

Com muito entusiasmo e vontade para desenvolverem o trabalho, os novos líderes comunitários, eleitos recentemente em cada bairro da cidade, distritos e setor rural foram recepcionados pela Diretoria Executiva, do Conselho das Associações de Moradores de Manhuaçu. A reunião aconteceu neste domingo,03, para que todos pudessem estreitar afinidade, ações e, os novos presidentes de associações conhecerem como é o funcionamento do conselho, obrigações, deveres, além do trabalho em conjunto, para que haja resultado por cada comunidade.

As novas lideranças comunitárias estão bastante otimistas, com novas propostas de ações. Para compreenderem a boa maneira e trabalharem corretamente, o Coamma proporcionou aos eleitos, um curso de capacitação de lideranças promovido no último sábado, 26, em parceria com a Faculdade Doctum. Eles aprenderam como deve exercida a função de cada um, a boa maneira de comunicação, planejamento das ações e, a importância de caminhar junto com a comunidade.

A presidente do Conselho das Associações de Moradores, Marinez Bragança explicou a competência de uma associação e seus membros, a liderança comunitária como sendo o conjunto de líderes, que atuam numa comunidade específica, buscando articular o desenvolvimento de seus componentes econômico, social, ambiental e cultural de maneira integrada.

Outro ponto importante que todos precisam entender é, que a liderança deve buscar compromisso com o bem-estar da comunidade através das reuniões mensais, da escuta, da reflexão, da ação, ter humildade para avaliar as suas decisões e corrigir os seus erros. “Nós precisamos caminhar juntos, pois, o nosso objetivo é o mesmo. O Coamma é o órgão, que estará dando todo o suporte às associações. Quando for necessário, o somatório de forças será fundamental. Bom que todos entendam como agir, responder e estabelecer o bom relacionamento”, destaca Marinez Bragança.

Casamento comunitário também foi tema do encontro

O primeiro mutirão de casamento comunitário, se deu no dia 8 de dezembro de 2018, realizado em parceria com o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da comarca de Manhuaçu e Coamma, com o apoio de diversos parceiros públicos e privados do município. O evento aconteceu no Ginásio Poliesportivo Oswaldo Sad. Marinez Bragança explicou que, o processo do “casamento comunitário” é simples, porém requer algumas considerações. Para isso, o Coamma empenha ao máximo, mobiliza as associações para realizarem a divulgação e o levantamento de quantos casais querem celebrar a união, que segue todo o trâmite gratuitamente para as famílias. O casamento comunitário será realizado no dia 19 de outubro e, os casais interessados em regularizar a situação devem procurar a associação do bairro, portando o CPF, comprovante do cadastro no CRAS, Identidade, comprovante de residência, e Certidão atualizada. Agora só falta confirmação do local, onde a cerimônia será realizada.

Entre os outros assuntos de interesse coletivo, os presidentes de associações também discutiram a situação que enfrenta o Hospital Cesar Leite, que, na última semana alertou a população de que, a partir de 1º de outubro estará suspendendo o atendimento de urgência e emergência, devido à falta de repasse no valor de R$ 600 mil reais pelo município de Manhuaçu.  A presidente do Coamma, Marinez Bragança disse para as lideranças continuarem atentas, acompanhando todo o processo que é de interesse coletivo.

Eduardo Satil