Líderes comunitários participam de capacitação e eventos

Presidentes de associações comunitários participaram da 2ª etapa do curso de capacitação, para aprenderem a elaborar projetos que venham atender a demanda das comunidades e, ao mesmo tempo seguir as normas que são exigidas em todas as etapas do trabalho.

O Módulo II do curso aconteceu no fim de semana, ministrado pelo professor Fabrício Santos, que sentiu a necessidade de trabalhar em parceria com o Conselho de Associações de Moradores de Manhuaçu (Coamma), para partilhar o conhecimento, passar para as lideranças como deve ser elaborado o projeto, bem como o alinhamento de objetivos da organização. As mudanças ocorridas e as exigências para o preenchimento de toda a documentação, a planilha de custo têm deixado muitas pessoas “perdidas”, quando vão solicitar o apoio do município para o evento.

A importância de seguir o passo a passo do projeto cultural

Para facilitar o entendimento dos participantes, o professor Fabrício Santos confeccionou a apostila intitulada “Projetos Culturais ”, que traz passo a passo de como deve ser feito e elaborado o projeto. Cita o professor, que o cronograma de atividades deve estar bem detalhado, com prazo previsto para ser realizado. Para estruturar todas as atividades em uma sequência temporal lógica, sempre atentando para cada etapa de trabalho. “Seria muito importante, se todas as lideranças estivessem participando do curso. O Módulo II teve seu objetivo alcançado.

Para o próximo ano, as pessoas que promovem eventos, lideranças comunitárias que não tiverem conhecimento para preenchimento de documentos, poderão ter seus projetos reprovados”, ressalta Fabrício Santos. A presidente do Coamma, Marines Bragança elogiou a parceria, a participação dos líderes comunitários e marcou para o dia 4 de dezembro, a entrega do certificado aos participantes durante a reunião mensal, que acontecerá na Casa de Cultura.

Eduardo Satil