Líderes comunitários participam de reunião e conhecem a história do Coamma
A história do Conselho das Associações de Moradores de Manhuaçu, que completou 30 anos de existência no dia 7 de fevereiro, foi contada em um vídeo produzido pelo repórter Téogenes Nazaré. O pequeno documentário foi exibido neste domingo,12, narra os primeiros passos e a dimensão tomada pelo Coamma, ao longo de sua trajetória marcada por lutas, conquistas e determinação. Fundado pelo líder comunitário Benoni da Paixão, com o objetivo de dar amparo e acompanhamento às associações, o conselho foi sendo observado por outras entidades e lideranças, que passaram a buscar apoio e parceira na realização de suas atividades. Em 2021, o Coamma, que atualmente é presidido pela advogada, Marinez Bragança foi o responsável pelos levantamentos e elaboração do Plano do Orçamento Participativo. Ganhou notoriedade e respeito, devido a forma com que todo o processo foi realizado, em plena situação de pandemia e das reuniões realizadas on line.
Nos depoimentos de ex-presidentes e pessoas, que participaram desde o surgimento do conselho acompanharam toda a trajetória até os dias atuais, pontuaram a importância da união em busca de melhorias coletivas, para o desenvolvimento de cada comunidade. Também destacaram a necessidade de que haja a continuidade, o engajamento de cada pessoa integrante do Coamma e de cada associação, para a constante luta em prol do crescimento e do fortalecimento do trabalho comunitário. “Temos orgulho por essa guerra dos nossos líderes, que ajudaram escrever essa história tão bonita. Queremos o mesmo olhar desses que, agora continuam nessa luta constante”, disse Marinez Bragança.
Mês da Mulher também foi destaque
O mês de março, dedicado inteiramente à Mulher também foi lembrado durante a reunião deste domingo,12. Segundo a presidente do Conselho das Associações, Marinez Bragança, o projeto referente ao Mês da Mulher será lançado na próxima segunda-feira, 20, no Palácio da Cultura, às 19hs.
Confira também um pouco da história do COAMMA – Conselho das Associações de Moradores de Manhuaçu, nesse vídeo documentário produzido por Téo Nazaré:
Eduardo Satil