Líderes comunitários recebem diretor do Patrimônio Cultural de Manhuaçu
Para apresentar o que o município possui de relevante na área patrimonial, o Conselho de Associações de Moradores de Manhuaçu (Coamma), recebeu neste domingo, 9, o diretor de Patrimônio Cultural de Manhuaçu, Fabrício Santos. Foi a 8ª reunião ordinária do conselho, que caminha em busca de fortalecimento, conhecimento para que seja multiplicado junto às demais associações de moradores, que estão lutando sempre para melhores condições às famílias, em cada bairro.
O diretor de Patrimônio Cultural, Fabrício Santos distribuiu para os presidentes de associações, uma cartilha informativa sobre o Patrimônio Cultural de Manhuaçu, onde estão os bens tombados ou inventariados pelo município, além de definir o que é um bem imóvel inventariado, tombado e como funciona essa estrutura, para guardar a memória e esses bens considerados mais sensíveis.
São vários locais catalogados e considerados tombados e, outros que foram inventariados. Todos com uma importância grandiosa para o município, que guarda um tesouro encantado de lugares, que deveriam ser explorados como “locais” que fazem parte da nossa história. Fabrício Santos explicou ainda como é feito o trabalho, para a proteção de tudo que está catalogado, além do projeto de educação do patrimônio cultural nas escolas municipais, com a distribuição da cartilha que tem um conteúdo relevante. Também realiza palestras, dando ênfase para a importância de preservar o que existe e está bem perto de todos. “Precisamos avançar para que toda a sociedade saiba, o quanto nosso município é interessante. Para isso, há a necessidade do engajamento de todos para preservarmos o que é nosso. Contar com a participação do Coamma e, de cada líder comunitário é fundamental para o nosso trabalho”, ressalta Fabrício Santos.
Campanha Outubro Rosa em ação
A terapeuta e neuropsicopedagoga, Marilza Santos participou da reunião e falou sobre a Terapia do Reprocessamento Generativo. Também chamou a atenção das mulheres, para estarem atentas ao Câncer de Mama, já que o mês é “Outubro Rosa”, em que os órgãos de saúde aproveitam para a campanha de conscientização, que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero.
Para a presidente do Coamma, Marinez Bragança, a reunião foi um momento inovador para todos que participaram, sobretudo, para conhecerem os bens existentes no município, que fazem parte do patrimônio cultural.
Eduardo Satil