Luisburgo inicia campanha de Combate ao Abuso e Exploração Sexual

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), de Luisburgo, coordenado por Maria Aparecida Martins iniciou nesta terça-feira, dia 4, a campanha de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. As ações serão desenvolvidas em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde e de Assistência Social (Carla Carvalho), para que a sociedade possa entender a importância de denunciar os abusos, que acontecem contra crianças e adolescentes na vulnerabilidade.

O tema será trabalhado durante todo o mês de maio no município, com foco ao dia 18 de maio, data em que é celebrada o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Estudos revelam que, a violência sexual de crianças e adolescentes acontecem no berço familiar, em várias idades e em todas as classes sociais.

 

De acordo com o Secretário Municipal de Saúde de Luisburgo, Roberto Pacheco, as atividades serão desenvolvidas junto à comunidade, com faixas alusivas ao tema, fixação de cartazes em todo o comércio, foto individual referente a campanha, sorteio de camisas, bonés e atividades com as crianças do programa Criança Feliz. “Também estaremos entregando panfletos nas mercearias e restaurantes, que, ao realizarem entrega nas residências possam levar o panfleto informativo. Vamos ornamentar a praça central e, ainda utilizaremos um carro de som, para realizar o trabalho de conscientização na cidade e na área rural”, explica Roberto Pacheco.

A campanha será um meio importante para que haja conscientização, a fim de alertar toda a sociedade sobre a prevenção à violência sexual, para que todas as pessoas sejam guardiãs daquelas que são vulneráveis e, que estejam em risco.

Com isso, torna-se importante que o poder público, a família e toda a sociedade envolvam diretamente na discussão, bem como nas atividades propostas em relação à prevenção ao abuso e exploração sexual.

Eduardo Satil