Maio Amarelo: campanha é encerrada com simulação de acidente
Uma simulação de acidente automobilístico com vítima marcou o encerramento da campanha Maio Amarelo, que esse propôs o tema “Paz no trânsito começa com você”, para chamar à responsabilidade de cada pessoa, que diariamente está no trânsito. Como forma de impactar e sensibilizar as pessoas, sobre a importância da consciência e responsabilidade, os órgãos de segurança envolvidos nas ações do Maio Amarelo (Corpo de Bombeiros, Policia Militar, Agentes de Trânsito e Departamento Municipal de Trânsito) realizaram a simulação de um acidente com vítima, em plena Avenida Getúlio Vargas, bairro Coqueiro.
Quem passou pelo local teve a atenção voltada para a ação dos bombeiros, que usaram viatura de resgate, desencarcerador para a retirada da vítima presa às ferragens do automóvel e, em seguida encaminhada ao serviço de saúde. Toda a habilidade da equipe de resgate foi colocada em prática, na cena real de um acidente em via pública.
A mensagem passada é para que, todas as pessoas possam contribuir para um trânsito mais seguro, onde motoristas, motoqueiros e motociclistas possam transitar com mais responsabilidade. Os ciclistas e pedestres tenham a consciência de que observar sinalização, respeitar a faixa e estarem sempre atentos para que a Paz no trânsito efetivamente venha acontecer.
O Sgt. Eduardo Dias, do Corpo de Bombeiros chama a atenção, principalmente aos motoristas e pedestres ficarem atentos, para a dinâmica do trânsito e o risco iminente. Ele considera esse momento importante, para uma reflexão de todos. “Fazer a sociedade refletir um pouco sobre a importância que precisamos colocar no dia a dia, respeitarmos as leis de trânsito, para preservar vidas no trânsito”, disse.
Para o Diretor do Departamento de Trânsito e Mobilidade Urbana, Eustáquio Leite, a campanha Maio Amarelo foi significativa e, a simulação do acidente serviu para chamar a atenção de quem estava nas proximidades do local, transeuntes e motoristas, no sentido de estarem mais atentos e conscientes no trânsito.
A presidente do Coamma e integrante do Consep, Marinez Bragança também participou da ação de encerramento da campanha Maio Amarelo, e considerou importante a demonstração de algo que, diariamente é presenciado por centenas de pessoas. “Acidentes têm acontecido e, as vezes falta consciência nas pessoas. Paz no trânsito começa por cada um de nós. Temos de irmos em busca de um único objetivo”, considera Marinez Bragança.
Pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), mostra que a região de Manhuaçu registra um número altíssimo de acidentes, sendo o décimo mais mortal são os 10 mil metros entre o KM 580 e KM 590 da BR-116, no distrito de São Pedro do Avaí. Se a consciência de quem circula diariamente pelas rodovias, ou mesmo no setor urbano não mudar, a tendência é o aumento nas estatísticas de vítimas de acidentes.
Eduardo Satil