Manhuaçu se despede do “Garotinho” Roberval Antunes

Amigos, ex-colegas de trabalho e familiares despediram do radialista e narrador esportivo, Roberval Antunes, nesta terça,29. O sepultamento aconteceu no cemitério Campo das Flores. A despedida foi carregada de muita emoção e, não poderia ser diferente. Roberval Antunes faleceu aos 65 anos, na noite desta segunda-feira,28, após permanecer internado desde o dia 16 de junho na UTI Covid-19, no Hospital Cesar Leite e, em decorrência de complicações causadas pelo coronavírus (Covid-19) não suportou.

Na cerimônia de adeus, no cemitério, Roberval Antunes “Garotinho” recebeu homenagens dos ex-colegas de trabalho, que destacaram a importância do comunicador e, o que ele representou para toda a região. O comunicador Conde Antônio, os jornalistas Jailton Pereira e Klairton de Souza falaram em nome dos profissionais, que durante anos trabalharam e dividiram o palco com o “Garotinho”. Sempre autêntico, brincalhão e extrovertido. Foi assim durante todo o tempo, em que se dedicou ao radiojornalismo esportivo: um profissional digno de todos os aplausos.

O comunicador Conde Antônio, que trabalhou muitos anos com Roberval Antunes disse durante a homenagem, o significado de Roberval Antunes na comunicação regional. “Sempre foi uma pessoa irreverente, preocupado com as menos favorecidas. Era menino brincalhão, responsável no trabalho e com todos. Em 1979 chegou a Manhuaçu, jantou com o saudoso Padre Júlio Pessoa Franco e foi contratado pela emissora. Como narrador esportivo, sempre foi o porta voz do Ipiranga”, disse Conde Antônio.

Os jornalistas Jailton Pereira e Klairton também lembraram de histórias marcantes com o “Garotinho”, sobretudo o de fazer do trabalho uma arte, para transmitir alegria para todos.

Nas redes sociais, profissionais do rádio, televisão e jornal também manifestaram a sobre a morte de Roberval Antunes. O jornalista, Fernando Fully destacou:  “Hoje será narrado um gol inesquecível no Céu!!! Roberval Antunes, o “nosso Garotinho”, faz sua passagem. O carismático narrador esportivo das rádios de Minas, Rio e Espírito Santo vai, com seu espírito de alegria, contar outras histórias e chancelar a sua trajetória. De alma eternamente infantil, um adulto com coração de criança, foi o sinônimo de “traquinagens e diversão” por onde passou e a todos cativou.

Foi uma honra aprender e conviver com essa fera pelos estádios do país. Roberval fez do seu trabalho lazer, nunca foi fardo a arte da comunicação, pelo contrário, foi sempre um prazer trabalhar na radiocomunicação”.

O radialista S. Jota de Moraes foi enfático, ao dizer que a comunicação regional perde um grande comunicador. “Ele foi comunicador das rádios Manhumirim e Manhuaçu por vários anos. Nós, da comunicação regional prestamos nossos sinceros pêsames à família enlutada. Uma grande perda para o rádio mineiro”, disse S. Jota.

Outros comunicadores das emissoras em que trabalhou, também referenciaram o “Garotinho”, como um ícone que passou e deixou a sua marca registrada e, um carisma inigualável.

A Associação Mineira dos Cronistas Esportivos (AMCE) divulgou uma nota de pesar: A AMCE se une aos companheiros da imprensa esportiva, em profundo pesar pelo falecimento dos companheiros LUIZ CARLOS DE JESUS (cinegrafista) com trabalhos para várias emissoras de televisão e ROBERVAL ANTUNES (narrador) radicado em Manhuaçu. Com nossas orações, rogamos a Deus para que recebam o descanso eterno.

Coberturas

Como narrador esportivo, o “Garotinho” Roberval deixou sua marca registrada na história. O destaque maior ficou por conta da transmissão da partida Colo Colo e Cruzeiro, em Santiago, no Chile. Pela rádio Manhumirim, cobriu a posse do presidente Fernando Collor de Melo, em Brasília, em 1989. Na política, Roberval foi candidato em 2012 a vereador em Manhuaçu, obtendo votos em todas as urnas, ficando com a primeira suplência, pelo PSB (Partido da Social Democracia Brasileira).

Durante 17 anos comandou o programa “Alô Cidade, que sempre alcançou audiência em toda a região. No departamento esportivo, na Rádio Manhuaçu, ao lado de Dairton Alves, sempre transmitiu os jogos do Ipiranga em toda a Minas Gerais, com a mesma emoção e sempre vibrante a cada gol narrado.

Eduardo Satil