Melhora nos índices da pandemia contribui na diminuição das restrições no Vale do Aço
Mantendo os índices de contaminação e taxa de ocupação em UTI’s-Covid estáveis, município contribui para que o Vale do Aço avance para a fase menos restritiva do programa “Minas Consciente”
As cidades do Vale do Aço apresentaram melhora nos índices da pandemia nas últimas semanas e o resputado disso é que a Região avançou para a “Onda Verde” do programa estadual Minas Consciente. A região passou a ser a única em todo o Estado a alcançar, desde janeiro, os protocolos mais flexíveis para retomada de suas atividades. A taxa de incidência da Covid no Vale do Aço, que demonstra a circulação do vírus, teve queda de 29% na última semana e de 36% nos últimos 14 dias.
De acordo com o programa Minas Consciente, ela tem inclusive permissão para realização de eventos sem limite de pessoas, desde que haja distanciamento de 1,5 metro entre cada uma delas, uso de máscara e higiene das mãos.
Em Ipatinga, as internações relacionadas à Covid também se apresentam em patamar controlado no município (abaixo de 40 internações para cada 100 mil habitantes). Já as taxas de ocupação dos leitos UTI-Covid se mantêm estáveis, com índices abaixo de 70%. A cidade ainda reduziu de forma significativa o indicador que define o grau de transmissibilidade de infecção (RT) pelo Coronavírus, com taxas inferiores a 1,00.
Dados do último boletim epidemiológico divulgado em Ipatinga apontam que a cidade já vacinou quase 40% da população com a primeira dose da vacina anti-Covid. Conforme o vacinômetro desta quinta-feira (8), 98.212 pessoas residentes na cidade já receberam a primeira dose. O número de ipatinguenses alcançados com a segunda dose é de 28.921 pessoas.
Com informações da SECOM Prefeitura de Ipatinga