Milton Filgueiras eleito presidente do Conselho de Meio Ambiente

Manhuaçu-Os novos membros do Conselho Municipal de Meio Ambiente (CMA), empossados no dia 13 de março participaram da primeira reunião, que marca uma nova etapa de caminhada. A 46ª reunião ordinária aconteceu na tarde desta segunda-feira, 27, na Secretaria Municipal de Educação e teve como pauta, a avaliação e conclusão dos trabalhos da Comissão Eleitoral, eleição da nova diretoria para o biênio 2023/2024, deliberação do processo de Licenciamento Ambiental LAS/CAD, para funcionamento do posto de combustíveis em Dom Correa.

A escolha da nova diretoria se deu de forma tranquila, com apresentação de apenas uma chapa, tendo como candidato a presidente- Milton Filgueiras, vice-presidente, Arnaldo Davidson Cardoso e secretário, Senisi Rocha. Milton Filgueiras acumula experiência de muitos anos de trabalho, na ONG Pro Rio Manhuaçu, reflorestamento do bosque São Francisco, RPPN Irmã Sheila e outros serviços prestados à comunidade manhuaçuense. “ Quero agradecer o carinho e a confiança de cada um, para que continuemos o nosso trabalho. Vamos unir forças com os demais parceiros e amigos, que gostam do meio ambiente. Estaremos fazendo o melhor por nossa cidade, nosso município e região”, disse Filgueiras. Em seguida, o projeto de Licenciamento Ambiental do empreendimento de Dom Correa foi aprovado.

Campanha será lançada pelo Corpo de Bombeiros

Na reunião também esteve participando o Sgt. Eduardo Dias, do Corpo de Bombeiros de Manhuaçu, para pedir o apoio e parceria do Conselho Municipal de Meio, a fim de auxiliar na campanha dos Bombeiros que será realizada no mês de abril, com o objetivo de conscientizar proprietários lotes e área rural. Durante a campanha, o Corpo de Bombeiros estará realizando visitas, para identificar os terrenos baldios, solicitar que o proprietário promova a limpeza e, assim evitar que alguém coloque fogo. Os proprietários também serão notificados. “Para isso, torna-se fundamental a colaboração de todos nesse processo. Passar a informação de quem é o lote, ou terrenos próximos ao perímetro urbano”, disse o Sgt. Dias. Outra proposta apresentada foi a criação de uma Brigada de Voluntários, para auxiliar no combate a incêndio. De acordo com o Sgt. Eduardo Dias, o número de ocorrências tem aumentado assustadoramente e, caso não inicie agora uma campanha maciça junto à população, para a conscientização sobre o meio ambiente, os casos de incêndios podem ultrapassar ao que foi registrado em anos anteriores.

Revitalização dos canteiros da cidade em debate

Foi debatida a questão da arborização dos canteiros à margem da rodovia (BR 262). Na última semana surgiram rumores, de que haveria corte das árvores (figueiras) nas proximidades do Almoxarifado, como parte do projeto de revitalização dos canteiros na entrada da cidade. O Secretário de Planejamento, Carlos Augusto Bonifácio Pires explanou sobre o assunto. Segundo ele, não existe nenhum projeto de supressão de árvores a ser executado. Não descartou que, futuramente poderá acontecerá, mas dará ciência ao CMA antes de qualquer ação. Para a próxima reunião do Conselho, o secretário se comprometeu apresentar e detalhar como será feita a revitalização da Praça Cordovil Pinto Coelho.

Eduardo Satil