Nível do Rio Piracicaba atinge cota de inundação e deixa em alerta Defesa Civil em Timóteo e Coronel Fabriciano

As cidades de Timóteo e Coronel Fabriciano estão em alerta neste domingo (08/01)  com as últimas chuvas fortes e constantes na região e a elevação do nível do Rio Piracicaba.

Em Coronel Fabriciano a Defesa Civil, informa que o Rio Piracicaba atingiu na manhã desse domingo, 6 metros e 68 centímetros. A cota de inundação é 6,20. Portanto, as áreas ribeirinhas, que compreendem os bairros Manoel Domingos, Dom Helvécio (Prainha) Santa Terezinha l, Mangueiras e Amaro Lanari já estão em risco de inundação. Já há ruas inundadas e a tendência do rio é continuar subindo durante todo o domingo.

A Prefeitura já colocou em funcionamento um ponto de apoio e abrigo provisório, que será suprido ainda hoje com alimentação, água, colchões e equipamentos para dos moradores que forem desalojados. O abrigo é a Escola Municipal Boa Vista, na Rua Ephren Macedo,616, no Bairro Santa Helena. Outros locais serão disponibilizados conforme a necessidade.

A prefeitura alerta os moradores que moram em encostas sob risco de deslizamento e áreas de inundação(inclusive à margem do Ribeirão Caladão), que ao sinal de perigo,deixem suas casas. Um caminhão de mudanças já foi disponibilizado para todos que necessitarem.

Quem precisar pode ligar para o telefone da Defesa Civil: 3846 – 7352 ou 193.

Em Timóteo, o Rio Piracicaba começou a transbordar alagando rua no Distrito de Cachoeira do Vale. equipes da Prefeitura já estão no local ajudando na remoção das famílias

Com as fortes chuvas que vêm caindo em toda a região desde a última quinta-feira (05/01), o leito do Rio Piracicaba transbordou na manhã deste domingo (08/01), alagando a Rua João Pedreiro, no Distrito de Cachoeira do Vale.

As equipes da Defesa Civil e da Prefeitura de Timóteo estão mobilizadas e já iniciaram a retirada das famílias do local. Elas estão sendo removidas para a casa de parentes e para o ponto de apoio na Escola Estadual José Ferreira Maia.

A Defesa Civil deslocou caminhões para ajudar as famílias e profissionais da Secretaria de Assistência Social já estão a postos fazendo o cadastro das famílias. Também foram acionados a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros para ajudar no socorro aos moradores.

Fonte: ASCOM das Prefeituras de Timóteo e Coronel Fabriciano