Nova variante da Covid-19 do Reino Unido deixa Santana do Manhuaçu em alerta

O município de Santana do Manhuaçu está em estado de alerta, depois que foi descoberta a nova variante da Covid-19, confirmada em laboratório. O caso foi diagnosticado nesta quinta-feira,20, numa pessoa moradora da cidade.

A partir daí,  a Secretaria Municipal de Saúde expediu um alerta de que, o município vive um colapso, pois, somente ontem (quinta-feira,20) foram confirmados 11 casos da doença na cidade, o que deixou as autoridades de saúde no município bastante preocupadas, quanto a novos casos que podem surgir.

A nova variante, oriunda do Reino Unido apresenta um elevado nível de transmissibilidade, e é considerada como variante de atenção pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

A situação levou o prefeito de Santana do Manhuaçu, Paulinho Chicó da Digudinho, a tomar decisões e, agora à tarde será publicado um Decreto, restringindo o funcionamento do comércio e a circulação de pessoas. A Secretaria de Saúde vai intensificar o trabalho de orientação à população, sobre a obrigatoriedade do uso de máscara, higienização das mãos e evitar sair de casa.

O trabalho será intensificado, depois do registro do óbito uma mulher de 65 anos, que não resistiu e morreu noite passada. Outra pessoa foi transferida ontem à noite, para a Unidade de Apoio Respiratório (UAR) de Manhuaçu.

Eduardo Satil