ONG avança em busca de recursos para a proteção ambiental
Plantio de mudas tem feito a transformação da RPPN
Numa luta diária para ver as boas ações acontecendo em prol do meio ambiente, membros da ONG Pro Rio Manhuaçu não medem esforços, para o somatório de ideias, que visam o bem comum e, principalmente a defesa do meio ambiente.
Reunidos na noite desta quinta-feira,10, diretores e membros da ONG puderam discutir amplamente o que será feito, para que o projeto de recuperação da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), Irmã Sheila avance mais e haja a transformação de todo o espaço, sob a responsabilidade da ONG Pro Rio Manhuaçu, na realização de plantio de mudas de árvores. Assim poderá garantir maior proteção à área e, ainda trazer um novo espaço de lazer às pessoas. Para isso, a dedicação dos membros da ONG tem sido fundamental, no sentido de possibilitar avanços nas ações, que vão desde a limpeza da área, proteção ao local até o plantio das mudas, que exigem todo o cuidado na fase inicial do processo.
Para o corretor de Seguros e membro do ONG, Ronan Carneiro, para esse período está sendo programado o plantio de mudas, que foram doadas por pessoas que contratam o serviço de seguro e, por conseguinte fazem a doação como parte do projeto que é desenvolvido por ele. Além das mudas, a área receberá sementes de palmito Jussara. “O nosso sonho é termos um viveiro de mudas, para trabalharmos na diversificação de produção e, assim fazermos com que a RPPN faça toda a diferença. O meio ambiente depende de nós e, assim precisamos ouvir o grito de socorro das áreas de preservação”, relata Ronan Carneiro.
De acordo com o Secretário Executivo da ONG, Keller Filgueiras, o objetivo agora é buscar parceria com o Ministério Público Estadual para canalizar recursos pecuniários, a fim de que possam ser utilizados na implementação das ações e projetos tão sonhados. Os desafios são diários e, o meio ambiente exige resposta rápida. “Temos um propósito de doar nosso tempo em prol de discussão e defesa do meio ambiente. Fazemos o que gostamos e, a nossa equipe está sempre unida para a busca constante do que é essencial às causas ambientais”, destaca Keller Filgueiras.
Sistema de Alerta e Contingenciamento de Enchentes foi esquecido
A ONG Pró Rio Manhuaçu sempre discutiu ideias e, muito contribuiu na elaboração de projetos. Também sempre levou informação às pessoas, sobretudo para implantar o Sistema de Alertas e Contingenciamento de Enchentes, proposto ao município em 2008 a partir dos trabalhos técnicos do Professor Nilo de Oliveira Nascimento da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O referido sistema não impedirá a ocorrência de alagamentos nas residências e comércios, mas proporcionará avisos precisos sobre a possibilidade de que isso ocorra.
A promessa até agora não foi cumprida. O período chuvoso se aproxima e, a manifestação da natureza indica que chuva forte pode assolar toda a região. Embora estudos tenham sido realizados, apontado que o Sistema de Alertas pode ser a solução, ninguém demonstrou interesse em sua aquisição.
Eduardo Satil