ONG Pro Rio Manhuaçu escolhe nova diretoria para o Biênio 2022/2024

Com o propósito de alavancar novos projetos para a preservação ambiental, a ONG Pro Rio Manhuaçu tem caminhado e, com foco na conscientização da população para a importância de não praticar a degradação. Desde que surgiu, em 2003, a ONG Pro Rio Manhuaçu sempre pautou pela condição de ser “vigilante”, tendo pessoas sonhadoras, encorajadas e capazes para enfrentar vários desafios. A partir do momento em que os trabalhos foram sendo apresentados, a ONG passou a ter o respeito, reconhecimento e tornou-se uma aliada de outras instituições para trabalhar nas questões ambientais, preservação de nascentes, reflorestamento e conscientização das pessoas.

Os participantes, desde o início da caminhada sempre foram perseverantes nas ações, a fim de despertar cada pessoa para uma participação efetiva junto às questões ambientais. De pouco a pouco acabou recebendo o respeito de instituições, que também perceberam que a ONG Pro Rio Manhuaçu estava com a atenção voltada para situações que não eram enxergadas pelo Poder Público. Ao longo dos anos, denúncias sobre a degradação ambiental, falta de fiscalização e ação têm sido feitas aos órgãos competentes, para frear os abusos cometidos contra o meio ambiente.

Agora o desafio é bem diferente. Além de todo o cuidado que a ONG tem com a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Irmã Sheila, entre os bairros São Jorge e Cidade Nova, em Manhuaçu, o sonho é ver em funcionamento o Sistema de Alertas Contingenciamento de Enchentes. Essa proposta foi apresentada ao município, em 2008, a partir dos trabalhos técnicos do Prof. Nilo de Oliveira Nascimento da UFMG, mas até hoje nada de concreto aconteceu.

O Secretário Executivo da ONG, eleito na noite desta segunda-feira, 11, keller Filgueiras disse que, se faz necessário todo um trabalho de conscientização, para que as pessoas possam participar efetivamente daquilo que traz benefícios no todo. “O nosso trabalho será focado sempre com o firme propósito de conscientizar a população, chamar a atenção para a preservação do meio ambiente e, agora o Sistema de Alertas, que certamente será uma ferramenta capaz de evitar prejuízos em período de enchente”, destaca, keller Filgueiras. Ele foi um dos fundadores da ONG, e acumula muita experiência em se tratando de questões ambientais.

A nova diretoria da ONG escolhida

Para a continuidade de todo um trabalho, os integrantes do ONG Pro Rio Manhuaçu escolheram na noite desta segunda-feira,11, os novos diretores para o Biênio 2022/2024. Foram escolhidos os seguintes membros: keller Filgueiras será o Secretário Executivo (Presidente); Eduardo Satil foi escolhido para ocupar o cargo de Secretário Institucional (Secretário) e Roberto David terá a função de Secretário Administrativo (Tesoureiro). Os suplentes da Secretaria Executiva são: Roberto Vargas, Viviane Pena Temer Gantus e Alexandre Oliveira. O Conselho Diretor tem como membros: Milton Filgueiras, Alisson Sad, José dos Santos Ferraz, Júlio Cesar Novais, Elizabete Gomes e Silva, S. J. de Moraes e Ronan Carneiro Costa. Suplentes do Conselho: Herculano Silvério dos Reis, José Geraldo Rodrigues Breder e Lúcio Prata Pena. O Conselho Fiscal é formado por José Carlos de Andrade, Renato Carneiro e Célio Vidal Verly. Como suplentes, os membros Luciano da Silva Roberto, Lucas Filgueiras e Ugo de Oliveira Pimenta. De acordo com Keller Filgueiras, as ações é para que os avanços da ONG sejam propagados com intensidade, conquistas, projetos desenvolvidos e parcerias a serem estabelecidas. A posse da diretoria, para o mandato 2022/2024 será no dia 13 de agosto.

Eduardo Satil