Operação da Polícia Civil esclarece mensagens de ataques em escolas em Ipatinga
A Polícia Civil de Minas Gerais, através da 1ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Ipatinga, desencadeou neste domingo (09/04/2023) por volta de 14h, operação policial e foram até as casas das pessoas que publicaram mensagens na rede social instagram ameaçando realizar ataques em escolas nesta cidade de Ipatinga.
As investigações se iniciaram desde à última sexta-feira à noite, dia 07/04/2023, quando passou a circular nas redes sociais uma mensagem publicada pelo perfil no instagram denominado “the.ghostman67”, na qual ameaçava realizar um massacre na Escola Municipal Carlos Drummond de Andrade, situada no bairro ideal, nesta cidade de Ipatinga.
A mensagem foi amplamente divulgada e compartilhada entre moradores desta cidade de Ipatinga através de redes sociais, que ficaram muito temerosas com a possibilidade de ataque à citada escola ou a outro estabelecimento de ensino.
Também surgiu outro perfil no instagram denominado “macacreipatinga’ que ameaçou realizar um ataque na escola Laura Xavier Santana, no bairro Bom Jardim, em Ipatinga, bem como surgiu o perfil “the_ghostman67”, que não chegou a proferir ameaças, mas, como era muito parecido com o perfil “the.ghostman67”, inclusive com a mesma imagem de perfil, também passou a ser investigado pela Polícia Civil.
A agência de inteligência da Policia Civil em Ipatinga identificou a pessoa que criou o perfil “the.ghostman67”, tratando-se de um adolescente de 13 anos de idade, que é ex-aluno da Escola Carlos Drummond de Andrade, mas atualmente estuda em outra escola, tendo policiais civis ido à casa do adolescente e o entrevistado. O adolescente confessou ter sido ele quem criou o perfil “the.ghostman67” e informou que fez tudo sozinho, sem influência de outra pessoa. Acrescentou que sofreu bullyng na escola citada e quis apenas fazer uma brincadeira, mas não teria coragem de fazer qualquer ataque à escola.
Na casa do adolescente, os policiais civis apreenderam o aparelho celular usado pelo adolescente e o console do seu videogame, utilizado para jogar online com outras pessoas.
A agência de inteligência da Policia Civil em Ipatinga também identificou a pessoa que criou o perfil “the_ghostman67”, tratando-se de uma criança de 11 anos de idade.
A criança também confessou ter criado o perfil “the_ghostman67”, mas disse que não tinha intenção de postar qualquer mensagem de ameaça de ataque a escolas, acrescentando que tinha visto a mensagem publicada pelo outro perfil “the.ghostman67” e, por isso, resolveu fazer um perfil semelhante, de brincadeira. O aparelho celular da criança também foi apreendido pelos policiais civis.
O adolescente, de 13 anos de idade, foi convidado a se apresentar nesta unidade policial juntamente com seu pai para prestar informações, sendo ouvido e liberado, tendo em vista a ausência de situação de flagrante. As investigações continuarão para identificar outras pessoas que possam ter envolvimento com o fato.
Fonte: Polícia Civil